quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ministério da Saúde assinala dia do trabalhador da saúde com torneio de futsal


 A 25 de Setembro de cada ano comemora-se em Angola o Dia dos Trabalhadores da Saúde, data institucionalizada em homenagem ao médico e nacionalista Américo Alberto de Barros e Assis Boavida. Este ano, o Ministério da Saúde saudou a data, com a organização de um torneio de futsal interno e externo, de entre outras actividades sociais, recreativas e desportivas. Destaca-se, dentre as actividades, a deposição de uma coroa de flores, terça-feira, em Luanda, no memorial do médico e obstetra Américo Boavida, localizado no hospital com o mesmo nome.
 
A homenagem foi feita pela sua esposa Maria da Conceição Boavida e pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, sendo que no evento foi ainda efectuada uma exposição fotográfica da trajectória de vida de Américo Alberto Boavida.

Para saberem mais sobre a história do Dr. Américo Boavida clique aqui.

Falando do torneio de futsal, foi uma festa muito bonita aonde estiveram presentes 4 das melhores equipas a nível de Luanda, e algumas delas a nível nacional.

No torneio interno, sagrou-se vencedora a equipa do Hospital Américo Boa Vida que levou de vencida a equipa do Hospital Josina Machel por 4-2. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar a equipa do Ministério da Saúde venceu a Maternidade Lucrécia Paim por falta de comparência.

Quanto ao torneio externo o lugar mais alto do pódium foi arrecadado pela EPAL equipa liderada por Benvindo Inácio, o seleccionador nacional.  Benvindo e seus pupilos cumpriram a ‘proeza’ de acabar com a ‘invencibilidade’ da ENE que já levava muitos jogos sem perder quer fosse a nível do campeonato quer fosse a nível de torneios.
A ENE comandada por Libánio alcançou o 3º lugar ao vencer a clínica sagrada esperança por 4 a 0. O primeiro lugar coube á EPAL que venceu a RNA por 2-1.

No final o balanço foi positivo, foi bom ver uma organização que não está directamente ligada ao futsal organizar uma actividade tão bonita, tão estruturada e que levou muita gente ao campo.


Estiveram presentes ao acto Dr Carlos Alberto Masseca, Vice Ministro da Saúde para Área
Hospitalar, Dr António Alves da Costa, Director Nacional de Recursos Humanos, Dr Boaventura Moura, Director Nacional de Medicamentos e Equipamentos, Dr Belarmino João, Chefe de Departamento Nacional de Estatística, Dr Artur Chilulu, Chefe de Departamento Nacional de Gestão de Recursos Humanos e Dr Vasco Matemba, Director de Enfermagem do Hospital Américo Boavida.

Parabéns ao MINSA pela iniciativa e pelos sucesso da prova, parabéns a todos os intervenientes e OBRIGAD@ a todos os trabalhadores da saúde por cuidarem de nós quando mais precisamos. Bem hajam!


Espero que no próximo ano se volte a realizar este torneio e se possível que tragam também as senhoras para jogar :)

Abaixo algumas fotografias
































Sem comentários:

Enviar um comentário