quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Luanda ganha 61 novos árbitros e 14 comissários de Futebol


Luanda - Sessenta e um árbitros e 14 comissários terminaram hoje, em Luanda, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), o curso de arbitragem promovido pela Associação Provincial da modalidade (APFL).
Formado durante 15 dias, o grosso de novos juízes, com destaque para 12 mulheres, foi submetido a vários testes técnicos, teóricos e práticos. Concepção da lei 01 e 17 de jogos, movimentação, colocação, posicionamento e controlo administrativo técnico e emocional foram abordados no curso.
A acção foi dirigida por prelectores angolanos, nomeadamente Jorge Mário Fernandes (antigo presidente do conselho central de árbitros), Domingos Tomás (ex-instrutor da CAF e actual presidente da APFL), Victor Garcez (secretário-geral da APF), José Soyamba e José Leopoldo Mavunza (ex-árbitros).
Ernesto Vidal, de 16 anos, é o árbitro mais novo, ao passo que Luyala Paulo foi a que mais se destacou entre as senhoras.


No final desta formação, Pedro Neto, o presidente da FAF apelou á seriedade e concentração dentro do campo para evitar erros graves. Afirmou ainda que '...o serviço de arbitragem exige maior calma, principalmente durante as jogadas para permitir que se avaliem os lances de forma certa e rápida...o atraso do som do apito na partida “dramatiza” a posição e actuação do árbitro.' Boa iniciativa da FAF em conjunto com a APFLuanda, pena só ser futebol...

No futsal é normal não haver tantos árbitros porque a dimensão da competição não é igual, mas importa ressalvar que os árbitros de futsal necessitam igualmente deste tipo de formações. O novo elenco da FAFUSA apontou este tipo de formações como uma das suas apostas, esperamos que tal se concretize, porque os bons jogos dependem também de uma boa actuação dos árbitros!


José Francisco, árbitro de futsal FIFA, conta com várias participações a nível internacional




Sem comentários:

Enviar um comentário