segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inauguração do pavilhão do Benfica vai proporcionar massificação


Sumbe - O governador provincial do Kwanza Sul, Serafim Maria do Prado, disse sábado, na cidade do Sumbe, que a inauguração do pavilhão multiuso, afecto aoBenfica local, vai proporcionar a massificação do desporto na região.
Realçou que o acto enquadra-se no âmbito de melhoramento das infra-estruturas desportivas que se tem vindo a realizar no sector a nível do país, particularmente no Kwanza Sul.
Indicou estarem criadas as condições para a massificação de várias modalidades, tais como o hóquei em patins, basquetebol, voleibol, futsal e outras disciplinas, que poderão contribuir no desenvolvimento desportivo a nível da província.
“A juventude necessitava de um pavilhão com essas características, porque tem vindo a demonstrar que tem vontade de praticar desporto, e levar o nome da província em outros patamares”, frisou Serafim do Prado.
Fez saber que, o executivo local inseriu em 2010 no seu programa de investimento públicos a reabilitação de várias infra-estruturas desportivas, com a modernização do Estádio Hoji Ya Henda.
“A construção deste empreendimento surge assim numa estratégia de desenvolvimento em parceria pública e privada, visando a conjugação de esforços para odesenvolvimento sustentável no campo do desporto” - disse.
Adiantou estarem criadas as condições para que a equipa do Recreativo Libolo, possa realizar os seus jogos do campeonato nacional de basquetebol no pavilhão do Sumbe.
O pavilhão, com capacidade para albergar mil e quinhentos espectadores, possui oito suites para atletas, um restaurante, duas salas de formação e outra de hidromassagem e de reuniões, um refeitório, cabine de imprensa, loja, áreas vip e administrativa.
A obra, a cargo da empresa” Cambongo Foz Construções” , teve a duração de 17 mesese orçou em cerca de 10 milhões de dólares norte americano.
No quadro da inauguração deste empreendimento, a equipa de basquetebol doRecreativo do Libolo venceu o Inter, por 84-76, com os já favoráveis ao intervalo (39 -30).
Para a mesma actividade, a selecção nacional de hóquei em Patins venceu o misto de Luanda por 2-0.
Participaram no acto de inauguração, representantes do Ministério da Juventude e Desportos, da Federação angolana de basquetebol, do Interclube e Recreativo do Libolo, membros do governo da província, autoridades tradicionais, religiosas e convidados.


Excelente notícia. Esperamos que esse passo faça com que o futsal seja reavivado nesta província que não leva nenhuma equipa aos nacionais há três épocas consecutivas. Recorde-se que o Inter do Kwanza Sul venceu 4 campeonatos nacionais na categoria sénior feminina. 

São bocados de história que se vão perdendo, e isso, é preocupante.

Ilda Nunda, um dos rostos do Inter do Kwanza Sul, é uma das melhores guarda redes a nível nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário