quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Será que vale a pena?

Recentemente foi divulgada a pré-convocatória da selecção sénior masculina que vai disputar o Grand Prix, em Manaus, no Brasil. Isto desencadeou uma série de perguntas que até hoje se encontram sem resposta. No início do ano, houve uma pré-convocatória para o CAN2011 (que não se chegou a realizar) eis os convocados nessa altura: Seba, Chiquito, Cesário (Toyota), Lukeny, Chocolate, Ratinho (Bic), Mário, Micha, João, Galinha, Litinho (RNA), Félix (Bom Samaritano), Célio Virgílio (Veteranos da Huíla), Paulo Ribeiro (Hambaca Futsal Clube), Nandinho (Inter do Namibe), Zélé (Académica do Namibe), Anderson, Paulo Sérgio (ENE) e Káká (EPAL). Passados sete meses e alguns jogos eis a convocatória actual: Seba, Chiquito, Cesário, Boli (Toyota), Lau, Anderson, Paulo Sérgio, Ratinho, Félix (ENE), Lukeny, Chocolate (BIC), Micha e Vani (RNA), Paulo Ribeiro (SC Marítimo Benguela), Zélé (Académicos do Namibe), Nandinho (Inter do Namibe).
De 19 pré-convocados passou-se para 16 e entre reduções de grupo e ‘desconvocações’ saíram 6 jogadores. Aonde é que nós vamos sem uma estratégia? Sem bases? Sem continuidade no trabalho? Sem um rumo? Como é que de uma convocatória para outra há tantas alterações? Nós não podemos ir para as competições internacionais só por ir. Temos que ir, aprender e implementar cá o que aprendemos para podermos evoluir. Não é chegar e esquecer tudo, porque se não estamos a regredir em vez de progredir. Vamos ver as estatísticas dos jogos de campeonatos internacionais e os nossos e a diferença é abismal.
Há bem pouco tempo vi o Sporting vs Benfica em futsal e a velocidade do jogo era impressionante, a garra, a força, a vontade daqueles ‘senhores’. Quer dizer eles é que são os profissionais e os vaidosos somos nós. Eles que sabem ‘tudo’ aprendem e evoluem todos os dias, nós já sabemos tudo não precisamos de mais nada. Para o Grand Prix convocaram-se jogadores que já não têm a idade ideal, outros são demasiado malabaristas e o pior é que para se levar esses jogadores deixam-se os verdadeiros jogadores de futsal, os que não têm tanta técnica mas, são lutadores, guerreiros, têm vontade, querer, raça e acima de tudo são DISCIPLINADOS TACTICAMENTE.
Mas isso tudo são teorias, não há um crescimento sustentado, não se aposta na formação dos jovens, as províncias estão esquecidas o Futsal é só Luanda, enfim uma série de irregularidades a que todas juntas nós chamamos de futsal. Como se tudo isto não bastasse ainda entramos na quadra de jogo e as pessoas designadas para apitar o jogo (não sei se posso chamá-los de árbitros) deitam por terra todo o trabalho de uma equipa durante a semana. É demais, são erros demasiado gritantes, é URGENTE apostar na formação de árbitros. Fico triste com todas essas situações porque afinal por mais que treinemos, com disciplina e rigor, o nosso sucesso não está nas nossas mãos. Por isso pergunto, será que vale a pena lutar tanto pela evolução do futsal quando:
A chamada á selecção é por conveniência e não por mérito?
A Associação em vez de proteger um jogador, luta contra ele?
Antes de a convocatória sair já se sabem os convocados porque há fuga de informação?
Os treinos/jogos são num campo como o S.Domingos para depois irmos jogar nos melhores pisos mundiais?
Não há aposta na formação pessoal, aliás não há aposta na formação de todo
Todas as selecções vão buscar jogadores ao estrangeiro menos nós?
Etc, etc, etc muitas mais perguntas há para fazer…
Ainda que por alguma razão não haja possibilidade de se dar melhores condições (materiais), esse pouco que nos dão já dá para ultrapassar muitas barreiras, não podemos cruzar os braços e estagnar porque não nos dão mais. Temos que querer mais e melhor e fazer algo por isso, não é só ir para o campo ou para a imprensa mandar bocas, criticar e nada fazer para melhorar. Arregacem as mangas, vamos ao trabalho TODOS. A melhoria das condições (humanas) depende de cada um de nós. A FAFUSA é frequentemente criticada e culpada por tudo, mas a verdade é que ninguém se candidata para irem lá fazer melhor, pois, poucos são os que querem ‘chatices’, é mais fácil fingir que não se passa nada e deixar a responsabilidade, a batata quente na mão do próximo. O nosso futsal está envelhecido e isso está a contaminar a juventude. Essa ‘velhice’ deveria ser sinónimo de sabedoria e ensinamentos, mas é precisamente ao contrário aqui trata-se de medir forças, ‘aparecer’, trata-se de mostrar que ‘quem manda sou eu’ nem que para isso tenha que acabar com a moral, com a auto-estima de um atleta. Meus senhores, nós jovens somos o futuro, muitos não têm qualquer contrapartida em jogar futsal, muito pelo contrário, ainda tiram do seu bolso, entregam ao futsal o tempo que deveriam entregar á escola, ao trabalho. Muitos nos chamam de loucos, abdicamos de tantas coisas para correr atrás de uma bola, não ganhamos nada com isso, às vezes saímos chateados porque o treino não correu bem e o mister gritou, ficamos tristes porque ficamos no banco ou na bancada, chegamos a casa exaustos por vezes lesionados e ainda ouvimos alguém a perguntar porquê que n largamos ‘isso’ como se de uma brincadeira se tratasse. Esfolamos os joelhos, reclamamos dos treinos físicos, das ‘cungas’ mas não desistimos. Então será que vocês têm o direito de deitar todo esse esforço por água abaixo? Para as gerações vindouras, para os atletas mais jovens que estão a começar agora, qual o estímulo para ir para o treino? Qual o estimulo para se tornar um grande jogador se depois não haverá lugar para ele na selecção? Para quê aprender as regras do futsal, para quê o fair Play etc etc etc se chegado ao campo o árbitro descaradamente deita fora o seu árduo trabalho e sai impune? Pois, deve ser porque para uns isto não passa de um passatempo enquanto que para outros esta é a melhor forma de ocupar o seu tempo. Por todas essas e outras questões que ficaram por fazer eu me pergunto todos os dias:
SERÁ QUE VALE A PENA?

Taça de Angola - Apuramento Luanda

Começaram ontem os jogos para se apurar o representante de Luanda na Taça de Angola. Infelizmente foram poucas as equipas inscritas pelo que se disputaram apenas dois jogos. A Toyota de Angola venceu a equipa da EPAL por 6 bolas sem resposta. Já o Banco Bic não teve tanta facilidade, mas ainda assim levou de vencida o B.O. United por 8-5. A RNA e a ENE apuraram-se automaticamente por desistência dos seus adversários. Nas meias finais que se disputam amanha, o Banco Bic defronta a ENE ás 19h00 e depois a Toyota de Angola defronta a RNA. Os jogos serão no campo de patinagem também conhecido por S.Domingos.

Estudem e depois ,aí sim, podem ser Campeões - Por João Benedito

Ontem, depois do treino da tarde, tive a regalia de poder passar alguns minutos com este grupo de seres humanos. Quando desafiados a apresentarem-se diziam o seguinte: Olá, eu sou o ..., tenho 11 anos, ando no sexto ano e quero ser Campeão pelo Sporting."

Isto é que foi, agora tenho "colegas" de equipa (sim porque dada a política interna muitos deles terão a oportunidade de treinar na equipa sénior) com 11 anos de idade. Fazendo bem as contas isto dá para eu: ter mais anos de Sporting que eles de idade; já era maior de idade quando eles nasceram; ter amigos com filhos da idade deles!

Entrei a matar e disse-lhes logo: "se algum de vós me trata por você, será pendurado no cacifo." De seguida, este pessoal sentado à nossa frente, quase todos sem tocar com os pés no chão, começou a interagir. Conversamos, rimos, alertamos, contamos experiencias, eles perguntaram e nós respondemos, resumindo: bem bom.

A - São os primeiro infantis do Futsal do Sporting Clube de Portugal.
B - São os atletas do Clube com maior margem de aprendizagem quando comparados com outros frutos da formação.
C - São uns privilegiados por estarem no Clube que mais jogadores formou para a Seleção Nacional.
Resumindo, como lhes disse: "desfrutem, vivam o caminho a percorrer e aproveitem porque está nas vossas mãos serem lembrados de uma de duas formas: 1) a primeira equipa campeã de Infantis; 2) a primeira equipa de infantis."


Uma coisa é certa, daqui a seis, sete ou oito aninhos quero poder dizer, já na baliza do pavilhão novo, "marca....olha a direita...não desvies da bola porque dificulta a defesa..."

in: João Benedito - Blog Oficial

Achei este artigo muito interessante porque é disto que eu falo!Investir na formação.Estas são as palavras humildes do melhor GR de Portugal e um dos melhores do Mundo. Se ele não tivesse esta mentalidade certamente que não seria tão GRANDE!Exemplo a seguir!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Raízes Angolanas: Mauro Pacheco

      Antes de mais peço desculpa pelo atraso na publicação da entrevista, mas o dia-a-dia nem sempre me permite dedicar ao blog tanto tempo quanto eu desejaria. 
      Hoje, vamos conhecer o Mauro Pacheco, nascido e criado em terras Sadinas, Mauro já vestiu a camisola da selecção angolana de futsal e vai contar-nos essa e outras experiências.


Mauro Pacheco, n.º 13 ao serviço do combinado nacional de Angola


      Nome:Mauro Pacheco
Idade: 34
Anos de prática do futsal: 13
Posição: Fixo/Ala
Número da Camisola: Preferido o 8 mas desde o nascimento da minha minha passou a ser o 3 :):)
Um defeito: Teimoso
Uma virtude: Solidário
Clube do Coração: FC Porto
Jogador Preferido: Maradona só :):)
Primeira Internacionalização: Em 2007 c/ Francisco Baptista e Shéu Cahalo.



1- Qual a tua ligação com Angola? Nasceste cá, tens pais angolanos?
A minha ligação com Angola é neste momento mais presente e actual, devido ao fato de ter representado a selecção. A Internet,a TPA Internacional e também o contacto que vou mantendo com alguns colegas fazem-me estar mais perto, mas, Angola esteve sempre presente no meu crescimento pois o meu Pai é Angolano bem como toda a minha família do lado do meu Pai e é impossível deixar de haver qualquer tipo de desligar dessa ligação que nos últimos anos saiu muito mais reforçada pelas experiências que tive na selecção. Eu não nasci em Angola, nasci em Portugal porque o meu Pai foi jogador de futebol, jogava no Vitória de Setúbal e eu acabei por nascer em Setúbal.


Tal como o seu pai, Mauro Pacheco foi jogador do consagrado clube Português, Vitória de Setúbal
2-      Costumas vir a Angola frequentemente?
      Infelizmente não faço com a regularidade que gostaria, visitei Angola(Luanda)já alguns anos mas com muita pena minha não tenho ido a Angola.

3- Com que idade começaste a jogar futsal?
      Eu comecei com 7 anos, na altura era futebol de salão e jogava também futebol 11, quando tive que escolher, escolhi o futebol de 11 mas como a vida dá sempre muitas voltas, acabei por voltar e ainda bem que voltei.

5- Qual foi o ponto mais alto da tua carreira?
     Ter representado a selecção nacional de futsal de Angola, é uma honra da qual muito me orgulho, são momentos que jamais irei esquecer e é sem dúvida o meu ponto mais alto.


Mauro representando a selecção angolana

6- Sei que já representaste a selecção nacional de futsal. Como recebeste a notícia da convocação? Estavas á espera?
     Quando recebi a noticia fiquei contente como é óbvio porque é o que todos os desportistas ambicionam, representar o seu Pais e comigo não foi diferente. Quando trabalhamos para o que queremos e acreditamos no nosso valor temos sempre a esperança de ver o nosso trabalho recompensado e eu posso dizer que o trabalho deu frutos mas muito sinceramente não estava à espera.


7- Desde sempre que praticas futsal em Portugal, quais foram as diferenças que notaste do futsal angolano para o futsal português? Certamente que notavas alguma diferença quando ias para a selecção, foi fácil a adaptação?
     A diferença esta na organização, penso que a diferença entre o que se faz em Portugal e Angola esta na organização. Atenção que não digo que sejam desorganizados, o que quero dizer é que a organização eleva tudo aquilo que engloba e quando em Angola se perceber isso as diferenças irão desaparecer porque no resto(jogadores)em termos de potencial e qualidade Angola esta muito bem servida. A diferença não era assim muita porque a linguagem do jogo é universal logo a adaptação era facilitada.



No grand prix, Brazil

8-  Como deve ser do teu conhecimento os campeonatos em Angola não são profissionais, ainda assim quando a selecção é chamada a competir por norma dá uma boa réplica a equipas de renome mundial. Na tua opinião o que falta ao futsal em Angola, para atingir um patamar mais alto?
      Sei que não são mas quem nos defrontou ficou sempre com uma ideia diferente o que me leva a pensar que se o campeonato fosse profissional. Angola poderá ser uma referencia no continente mas quem sabe se um dia não haverá um campeonato profissional. O facto da selecção e algumas equipas participarem em competições no exterior vão acabar por contribuir para que isso aconteça e com isso ajudar a modalidade a crescer no Pais.

9- Tens algum jogador com quem te identifiques, um jogador que te inspire?
      Identifico-me com jogadores de equipa, jogadores que pensam o jogo, jogadores competitivos daí não ter um especifico, diria que todos os bons jogadores são fontes de inspiração para mim.

10- E como correu a época passada Mauro, em que lugar terminou a tua equipa? Alcançaram os objectivos a que se propuseram?
      A época passada, foi uma época boa, o clube subiu de divisão, subiu aos nacionais pela primeira vez na sua historia, o objectivo era esse e foi alcançado.
Ao serviço da sua actual equipa, os Indefectíveis, aonde conquistou a subida de divisão

11- Que mensagem deixas ao angolafutsal.blogspot.com e aos seus leitores?
       Ao angolafutsal.blogspot.com quero agradecer o convite e apoiar a iniciativa do blogue, que é de louvar. Aos leitores deixo um abraço e o meu obrigado também.


Mauro o Angolafutsal agradece a tua colaboração e deseja-te muitos sucessos!
Estamos juntos por Angola, juntos pelo Futsal!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Campeonato Provincial Sénior Masculino de Luanda - Fim da 1a volta

Terminou no sábado a 1a volta do campeonato de Luanda. O jogo grande da jornada opôs o Campeão Nacional, Banco Bic ao Campeão Provincial, RNA. Foi um fim de tarde agradável, bom clima, bancada cheia e dentro de campo o jogo também foi bonito, tirando uma ou outra invenção dos árbitros que já não conseguem me surpreender. O jogo terminou com 4-2 no placar a favor dos bancários. Não vi o jogo todo mas o que vi (toda a  2a parte) notei que o domínio pertenceu aos pupilos de Rui Sampaio. A RNA não estava com facilidade em impor o seu jogo, a provar isso foram os seus dois golos, um de livre de 10metros outro auto golo do Kota. Mais uma vez, o Banco Bic atingiu muito cedo as 5 faltas, tem sido assim em quase todos os jogos, ponto a melhorar. Jogo após jogo o rendimento desta equipa tende a melhorar, desta vez nota positiva para o Litinho que marcou 2 golos, Baía que defendeu quase tudo o que havia para defender e por fim nota positiva para o Mário José, que contra tudo e contra todos conseguiu transferir-se para o Bic e fazer um grande jogo contra a sua antiga equipa.
Restantes resultados:

ENE 7 CSE 1
EPAL 5 COPRAT 2
TOYOTA 9 MARINHA 4
PAZ e BEM 3 CDUA 0 (Falta de Comparência)
Folgou o B.O. Unoted

A 2a volta do campeonato arranca já este sábado. Ao contrario do habitual e do que eu pensava, da 1a para a 2a volta não haverá qualquer paragem, muito pelo contrario. Amanhã mesmo começam os jogos para a Taça de Angola, ou seja, 3a feira jogo para taça, 5a feira jogo para taça(meia final), sábado jogo para o campeonato e 3a ou 4a feira o último jogo da taça (final).

Confira a Classificação

Pré Convovados para o Grand Prix

Guarda-Redes: Lau (ENE), Seba (Toyota), Lukeny (GD Banco Bic)
Fixos: Chocolate(GD Banco Bic), Micha (RNA), Chiquito (Toyota) e Paulo Ribeiro (SC Marítimo de Benguela)
Alas: Anderson, Paulo Sérgio, Ratinho (ENE), Cesário, Boli (Toyota), Vani (RNA)
Pivots: Félix (ENE), Zélé (Académicos do Namibe) e Nandinho (Inter do Namibe)


Bem, como tenho muito que escrever e ainda estou em choque com esta convocatória vou guardar o meu comentário para mais tarde.


Os treinos já começaram, o primeiro foi hoje de manha no S.Domingos, o próximo será amanha á tarde no INE Marista.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Angola no Grand Prix

Depois de ter publicado que havia a possibilidade de Angola participar em duas competições internacionais ( podem ler aqui o artigo) eis que obtive a confirmação de que tal irá mesmo ocorrer. A selecção masculina parte a 14 de Outubro para disputar o Grand Prix, que decorre de 16 a 23 de Outubro em Manaus. A convocatória será divulgada ainda esta semana. Será um final de ano mexido, já que em Novembro temos o campeonato nacional da modalidade e em Dezembro , a já confirmada também, presença da selecção nacional feminina no mundial de futsal feminino.

Grand Prix 2009


Mais um passo dado no caminho certo!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jogo em atraso - Banco Bic vs Toyota de Angola

O Banco Bic efectuou ontem no S. Domingos o último jogo que tinha em atraso frente á Toyota de Angola. Antes de falar do jogo em si gostaria de dizer que não sei como é possível permitirem que se jogue num campo como o S. Domingos. O piso que já não é dos melhores e ainda por cima está sempre sujo o que faz com que os jogadores escorreguem muito e não joguem á vontade. A par disso pode alguém contrair uma grave lesão, será que ninguém vê isso? A associação que é responsável pelo campeonato provincial não está atenta a isto? Claro que não pode estar atenta estão mais interessados em defender os seus interesses pessoais e em transgredir grosseiramente as normas e regulamentos para prejudicarem terceiros. Mas isso é outra coisa, já lá vamos....

O jogo em si, terminou com uma vitória do Bic por 2-1. A Toyota teve um bom início de jogo entrou melhor dominou nos minutos iniciais, prova disso foi que o Bic demonstrando algum nervosismo atingiu as 5 faltas quando o cronómetro marcava apenas 7 minutos de jogo, mas depois faltou aquilo que falta a muitas equipas , objectividade. Claro que todos nós queremos ver jogos bonitos, jogadas de belo efeito,etc mas primeiro interessam os golos, os pontos. A Toyota (infelizmente) tem alguns jogadores que ainda não pensam dessa forma, jogadores que têm muita finta, muitos cabritos, muita corrida com a bola nos pés, muitas malabarices e o que interessa ZERO!!!!Não vi uma única jogada ensaiada, um canto nada. A Toyota tem de facto jogadores muito tecnicistas, rápidos e que provocam grandes desequilíbrios, mas é preciso mudar mentalidades o futsal é TÁCTICO não é TÉCNICO, a finta não é forma de jogar é recurso. E se queremos estar ao mesmo nível do futsal no exterior não é assim que vamos lá. A equipa de Benvindo Inácio esteve mal ontem, até jogadores de garra, raça como o Pinto por exemplo estiveram apagados, mas enfim acontece. Esta minha crítica não é só á Toyota é a todos os jogadores e treinadores que ainda pensam dessa forma e numa altura em que está confirmado que Angola irá participar no Grand Prix, é preocupante! Adiante, quanto ao Banco Bic está a mostrar melhorias a cada dia que passa. A turma de Rui Sampaio não teve um bom arranque de época, a equipa não estava coesa dentro de campo, estava descaracterizada mas parece estar a melhorar, ainda não está a 100% mas está a melhorar. Toda equipa está de parabéns, jogaram como equipa mesmo, foram unidos e lutadores, uma palavra especial para o Cláudio jogou com muita garra, muita raça e carregou a equipa como um verdadeiro capitão. A 1a volta do campeonato termina sábado, aonde haverá novamente jogo grande, o Campeão Provincial, RNA, contra o Campeão Nacional, Banco Bic espera-se mais um bom jogo.

Por fim, nota negativa para a ASSOCIAÇÃO PROVINCIAL DE FUTEBOL DE SALÃO DE LUANDA que durante estas últimas semanas tem mostrado que é gerida por pessoas pouco ou nada sérias e idóneas. Por exemplo, uma equipa que tenha (alegadamente) um jogador irregularmente inscrito é responsável pelas consequências disso. NINGUÉM impede o atleta de jogar. A função dos órgãos reitores da modalidade é punir a equipa e o jogador depois de consumada a infracção. Como é que um senhor MATEUS LUÍS, RUSSO, ANACLETO ou qualquer outro deixa o atleta fazer o aquecimento, perfilar e depois da bancada ordenar que o jogador seja retirado do campo porque não pode jogar???????? Mas que falta de respeito é esta??????Os árbitros fizeram a 'chamada' o nome do jogador está na ficha de jogo, o cartão do jogador está lá que se jogue. O resto é feito depois na secretaria. Esta atitude mostra bem que os senhores que gerem esta associação têm equipas preferidas, têm jogadores preferidos. Tenham vergonha, não brinquem com o trabalho dos outros porque para muitos dos praticantes o futsal é uma casa, uma escola e vocês estão a governá-la muito mal.

De louvar a atitude da FAFUSA que soube resolver muito bem este conflito e mostrou que quem manda é o 'patrão' não o 'subordinado'. 

Resumindo e concluindo o Bic ontem não ganhou só á Toyota. Temos pena!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Competições Internacionais em que Angola irá(poderá) participar em 2011

Apesar de não haver ainda nenhuma confirmação oficial li em vários sites que Angola irá participar em duas competições, uma em séniores femininos e outra em séniores masculinos. Os 'rapazes' segundo várias fontes, Amazonas em tempo , Futsal do Brazil , etc...serão um dos representantes da CAF no 7º Grand Prix que irá ter lugar em Manaus (Brazil) de 16 a 23 de Outubro deste ano. Esta não é a primeira participação angolana nesta prova. O convite foi feito pela primeira vez em 2009 e foi aceite de imediato. Angola terminou na última posição (16ª) e desengane-se quem pensa que isso foi sinónimo de pesadas derrotas e jogos desnivelados. Podem ver aqui os videos e resultados da participação de Angola nesta prova.

A Selecção Nacional na sua primeira participação no grand prix


Em 6 jogos os 'palancas' averbaram 5 derrotas e um empate. As derrotas foram todas (quase) por diferença de um golo, exceptuando duas que foram por diferença de dois. Isso, aliado á análise que faço dos jogos que assisto constantemente prova que a opinião do Vinícius (Marca Futsal) espelha exactamente o que está em falta : mais finalizaçoes em gol mas isso se obtem somente com os treinamentos'. Pois é...para além dos 'treinamentos'  estes 'ares' internacionais fazem muita falta, nada melhor do que ver a parte prática de perto e aprender com os melhores. O futsal na Europa, Brazil etc evolui a cada 'minuto' e por diversos motivos nós acabamos ficando para trás. Ainda assim, deixamos sempre boa impressão nas competições em que participamos seja a nível de selecção seja de equipas.
Fui verificar o Ranking Mundial de Futsal da FIFA e dei-me conta de que Angola, em conjunto com alguns países se encontra 'excluída' do mesmo porque se encontra inactiva há mais de dois anos. O ranking como podem consultar é liderado pelo Brazil que é seguido de perto pela Espanha, vencedora do último Grand Prix. Para além desta competição Angola participou também nos 1ºs Jogos da Lusofonia que decorreram em Macau e na 2a edição da prova que decorreu em Portugal em 2009 ( 2º Jogos da Lusofonia) em ambas as edições os 'palancas' terminaram no 3º Lugar tendo sido ultrapassados por Portugal e Brazil. 


Nas duas edições dos Jogos da Lusofonia Angola terminou em 3º lugar

Por último (e que eu tenha conhecimento) Angola participou ainda no I Mundialito de Futsal Outdoor Mangualde 2005, aonde só foi travada na final por Portugal, numa partida classificada de 'emocionante' que terminou com uma vitória da equipa das Quinas por 9-6.

Angola participou por mais duas vezes nesta competição, 2º edição realizada em Monte Gordo (2006) e depois em 2009. Vamos aguardar para ver se participaremos ou não.

No que concerne á categoria feminina pouco há para falar porque a mesma foi recém criada, teve em Julho as suas primeiras competições, a Taça das Nações e o TICE . Os resultados não foram importantes como já referi antes, estamos numa fase de aprendizagem e estamos concentrados nisso.
A 1ª Selecção Nacional de Futsal Feminino em Portugal

No 1.º torneio, o TICE, arrecadamos o último lugar (6º) e a taça fair play . O segundo torneio já foi melhor ficamos em 4º lugar, levamos a taça fair play e a Irene Gonçalves levou os premios de melhor marcadora e jogadora revelação.



Irene, com os prémios de jogadora revelação e melhor marcadora
Segundo a Federação Pernambucana de Futsal a 2a Edição do Mundial de Futsal Feminino terá lugar naquela cidade e Angola será uma das selecções participantes juntando-se assim ao anfitrião Brazil, Portugal, Espanha, Japão, Rússia, Venezuela e Tailândia. Vamos aguardar por desenvolvimentos.

Juntos por um futsal melhor!

Mário José, um dos jogadores mais internacionais, num bonito momento de futsal em Mangualde 2005

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Raízes Angolanas: Jamila Marreiros



Jamila Marreiros conta com várias internacionalizações na Selecção Portuguesa
O angolafutsal foi ao encontro de Jamila Marreiros. Vivida e criada no Algarve (Portugal), Jamila é filha de uma angolana e apesar de agora praticar futebol de 11, foi no futsal que deu cartas. Jogou durante vários anos no União de Lagos aonde conquistou vários títulos e tão brilhante foi a sua prestação que foi chamada á selecção nacional de futebol de 11. O seu talento e dedicação foram premiados com a assinatura de um contrato profissional com o Prainsa Zaragoza de Espanha. Vamos conhecer um pouco melhor a Jamila.

Jamila ao serviço da sua equipa actual, Prainsa Zaragoza

Nome: Jamila Soraia Martins e Marreiros
Idade: 23
Anos de prática do futsal: 10
Posição: Guarda-Redes
Internacionalizações: 9

N.º da camisola: 12
Bebida preferida: Ice Tea
Um defeito: Teimosa
Clube do coração: Sporting
Jogador e Jogadora preferida: C.Ronaldo e Hope Solo
Palmarés: Tetra Campeão do Algarve e Campeã da Taça AF Algarve-
União Clube de Lagos
 
Angolafutsal (AF): Olá Jamila antes de mais, sê bem-vinda ao angolafutsal. Jamila conta-nos qual a tua ligação a Angola, nasceste cá?
Jamila Marreiros (JM): Não. Nasci cá em Portugal em Faro, mas minha mãe é angolana.
AF: E conheces Angola, já estiveste cá?
JM: Infelizmente não conheço Angola, mas um dia quero ir.
AF: A selecção angolana de futsal feminino participou recentemente em dois torneios em Portugal, sei que estiveste presente num deles. Tiveste oportunidade de ver Angola a jogar? O que achaste?
JM: Sim estive presente no torneio apenas a ver, mas infelizmente não pude observar a selecção Angola a jogar.
AF: Já tiveste colegas de equipa angolanas? Existe alguma característica que notes estar patente nos angolanos? Alguma diferença?
JM: Sim, já tive colegas angolanas.Diferença, não nem por isso apenas como todas as pessoas noto que lutam bastante são talvez mais aguerridas não sei...
AF: Com que idade começaste a jogar futsal?
JM: Comecei a jogar aos 9 / 10 anos futsal.


Jamila (cima), ao lado da sua colega de 'posição, Inês Luís(baixo), na Escola de Futebol Feminino de Setúbal
AF: Com que idade saíste de casa para ir atrás do futsal. Qual foi a tua primeira aventura fora do Algarve?
JM: Bom sempre joguei em Lagos, entretanto tive um convite para jogar futsal em Setúbal e foi aí que arrisquei. Se não me engano fui para Setúbal em 2009.
AF: Conta-nos um pouco como era a tua vida enquanto jogadora, quantos treinos faziam por semana? Faziam estágios?
JM: Não fazia-mos muito pois como sabemos o futsal feminino não tem muitos apoios assim como o futebol feminino, apenas treinava-mos 3x por semana.Não fazíamos estágios de pré-época. O nosso dia-a-dia era normal.



Jamila
AF: A selecção portuguesa de futsal feminino sagrou-se em Dezembro vice-campeã do mundo. Quem vê os feitos e a qualidade do futsal praticado não acredita que essa modalidade (no feminino) não é remunerada. É verdade? E qual a receita então para tamanho sucesso?
JM: Sim, nada recebíamos. Encarávamos aquilo com bastante profissionalismo e disciplina porque é o desporto que mais gostamos. Quando entravamos tínhamos que fazer o nosso melhor e fazíamos sem qualquer dúvida. Entravamos sempre para ganhar como qualquer equipa.
AF: Qual foi o ponto mais alto da tua carreira de jogadora?
JM: O ponto mais alto da minha vida como jogadora foi quando pela primeira vez fui chamada á Selecção Nacional de Futebol 11, na altura de sub-18. Acho que é o ponto mais alto na carreira de qualquer atleta. O sonho é sempre chegar á selecção nacional.




Jamila, ao serviço da equipa das Quinas no Algarve Cup
AF: Aonde jogas actualmente?
JM: Actualmente estou a jogar futebol 11 em Espanha no Prainsa Saragoza. É a minha 2ª época.
AF: Que mensagem deixas ao Angolafutsal e aos que querem ser bem sucedidos na modalidade?
JM: A única mensagem que posso deixar é que têm de estar neste desporto de corpo e alma, têm que gostar bastante. Digo isto porque irão passar por várias situações complicadas, mas que só vos farão crescer como pessoas e como jogadoras. Nunca deixem de lutar por aquilo que querem de verdade.

                                           Um beijo enorme e boa sorte a todos.

A Selecção Portuguesa disputa neste momento a fase de qualificação para o Euro 2013. A equipa das Quinas já se encontra na Arménia aonde fará o primeiro jogo. Jamila foi mais uma vez convocada para defender as redes da equipa lusa.
Curioso que a outra guarda redes convocada Patrícia Morais também é filha de uma angolana. Pelos vistos Angola é boa a formar guarda redes, não nos podemos esquecer também do Kadu, jovem angolano que actua no FC Porto.

Obrigada Jamila e  Boa sorte!

domingo, 11 de setembro de 2011

Raízes Angolanas

Para a semana vou começar uma rubrica chamada 'Raízes Angolanas'. Esta rubrica será semanal e dará a conhecer a Angola, ao mundo praticantes da modalidade que sejam angolanos ou que tenham descendência. A qualquer momento podem enviar e-mail para fafusangola@hotmail.com caso queiram ser entrevistados ou conheçam alguém que o queira. Fiquem atentos.

Estamos juntos por um futsal melhor!!!

Torneio Internacional de Lisboa pode viajar para Luanda em 2012


Técnico do Banco Bic, Rui Sampaio



Banco BIC está a tentar levar as melhores equipas do Mundo a Angola. A concretizar-se seria a explosão do futsal no país. Negociações já estão a decorrer e bem encaminhadas.

O Banco BIC já chegou a Luanda depois de uma digressão por Portugal, onde disputou o Torneio Internacional de Lisboa, no qual deixou uma imagem bastante positiva do futsal angolano.

De tal forma que, a organização da competição disputada na capital portuguesa está em negociações com clube e a instituição que o apoia financeiramente para, no próximo ano, realizar a prova em Luanda.

Ao que A BOLA apurou, as negociações entre as partes já estão em fase muito avançada, discutindo-se neste momento eventuais parceiros e a criação de condições logísticas para albergar as melhores equipas de futsal do Mundo.

Recorde-se que este ano, em Lisboa, estiveram presentes os campeões de Angola (Banco BIC), Portugal (Sporting), Rússia (Dínamo de Moscovo), Itália (Marca Futsal) e ainda Benfica e Belenenses, históricos do futsal português. A intenção é, pelo menos, repetir o cartaz mas, se possível melhorá-lo.

O futsal ainda é uma modalidade que está em fase de desenvolvimento em Angola, pelo que, a realização de um evento deste calibre em Luanda seria certamente o ingrediente que falta para a explosão definitiva deste desporto.

Jogadores, treinadores e dirigentes poderiam aprender com os melhores do Mundo e até a Federação ganharia maior experiência na organização de provas de futsal.

Apesar das conversações estarem bem encaminhadas, a decisão do local da realização do Torneio Internacional de Lisboa só será tomada mais perto do final do ano, altura em que começam os preparativos para a competição.

Em Portugal, nos últimos dois anos, Agosto foi o mês escolhido para a realização da prova. Em Angola, o melhor futsal do Mundo pode chegar ainda mais cedo. A expectativa é muita. Luanda aguarda pelos campeões.



in: A bola por Pedro Mendonça

Bem.....a ser verdade....quer dizer a concretizar-se de facto esta ideia vai ser FANTASTICO!!!Nem tenho palavras.

Campeonato Provincial Sénior Masculino de Luanda

Este fim de semana realizar-se-ia a última jornada da 1a volta, mas os regulamentos não permitem que isso aconteça quando existem jogos em atraso. Devido á sua deslocação a Portugal recentemente o Banco Bic têm alguns jogos em atraso e deverá realizá-los antes da última jornada. Por isso mesmo o único jogo que se realizou foi o Bic vs CDUA no campo do Gama. Depois da inesperada derrota da última jornada o Bic 'desforrou-se' no CDUA 'cilindrando-os' por 16-1. Os golos foram apontados por Litinho (5), Ivan (4), Yuri, Kota, Cláudio (2) e Valter (1). O tento de honra do CDUA foi apontado por Vunda.


Classificação
Guarda Redes menos batido

Melhor Marcador

Os jogos continuam 4a feira.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Balanço da participação do BANCO BIC nos torneios portugueses

Bem, menos de uma semana depois de o GD Banco Bic ter regressado da sua viagem a Portugal, fazemos um balanço da sua participação nestes torneios. Devo começar por dizer que infelizmente não estive presente, mas os resultados e a opinião das pessoas permite fazer uma análise do que poderá ter sido a prestação da equipa angolana. Conheço bem os dois campeonatos (europeu e angolano) e para uma equipa não profissional o Banco Bic joga MUITO bem. Aliás , em Angola os campeonatos não são profissionais, mas já é possível ver futsal de grande nível, temos equipas muito boas como a RNA ou a Toyota de Angola, por exemplo.  Os resultados do º 1 Torneio que eles disputaram e se sagraram vice-campeões( I Torneio Internacional de Porto Salvo) deixou-me bastante esperançosa para o segundo torneio, no entanto sabia que a qualquer momento poderia haver uma quebra física da equipa angolana, cenário normal. Do outro lado estão equipas profissionais que já estão muito habituadas a essas andanças. Mas isso não serviu de desculpa para a turma de Rui Sampaio ir passear, a entrega foi a mesma como a de qualquer outro jogo. Aliás quem conhece sabe que o Claudio, Valter, Zé, Adi,Kota, Kali e os restantes colegas se entregam sempre de corpo e alma ao jogo, seja contra quem for!!! O resultado numérico não é relevante nesta fase, o relevante é o resultado pedagógico e nisso penso que o Bic deve sentir-se honrado porque teve como professores alguns dos melhores praticantes do futsal a nível mundial. Finalizo com um apalavra de apoio ao Adi que veio lesionado de Portugal, jogador muito discipilinado tacticamente, certamente fará falta ao grupo mas estou certa de que a recuperação será rápida :) . Deixo-vos a opinião de alguns jogadores que defrontaram o Bic:


Bruno Pinto (Belenenses) : 'Os atletas do banco bic mostraram que sao muito aguerridos no seu jogo , dando tudo o que teem e o que nao teem, mostraram muita raça muito espirito de sacrificio sempre em busca do resultado , penso que tacticamente poderiam estar mais organizados embora se note bons pormenores nomeadamente na defesa porque tem um bom poderio fisico. Alguns atletas sao tecnicamente evoluidos o que ajuda muito na construcao do jogo.'
Vinicius Duarte (Marca Futsal): 'Pelo pouco q vi da equipe angolana me parecia um bom time..sao atentos na marcaçao mas o ataque ainda nao tem um bom desenvolvimento..faltam mais finalizaçoes em gol..mas isso se obtem somente com os treinamentos..
se o futsal angolano investisse mais em qualidade de jogadores e treinadores assim os exportando pode ser que daqui a alguns anos se possa tornar uma realidade no futsal mundial..'



Lincon Neto (Capitão do Belenenses): 'Na minha opinião para uma equipa que não é profissional e não disputa um campeonato onde as equipas todas não são profissionais é uma equipa muito boa... Forte nos contra-ataques... Acho que estão no caminho certo para a evolução do futsal em Angola...'













César Paulo (S.L. Benfica): 'Uma boa equipe , rapida , mas ainda com situacoes a parecer realmente equipes nao profissionais , ou seja, imatura , mas uma boa equipe !!!'








Bruno Regufe (Belenenses): 'Achei uma equipe muito competitiva, com muitos talentos individuais. Com um comando muito forte. Não sabia que não são profissionais, por isso, acho q estão acima das minhas expectativas. E com certeza, sendo bem trabalhados muitos desses jogadores poderão ter futuros no futsal.'













Tiago Polido (Treinador Marca Futsal): A Marca Futsal não estava no grupo do BIC e curiosamente jogamos nos mesmo dias, sempre depois do BIC. Como tal não tive a oportunidade de ver um só jogo do BIC, sendo que a espaços dei uma olhadela enquanto esperavamos para entrar. Assim do pouco que me apercebi, e tendo em linha de conta a capacidade dos adversários encontrados, o BIC pareceu-me uma equipa com boas capacidades técnicas individuais, no entanto a organização tactica é a nota a melhorar. Fisicamente mostraram-se fortes. tive o privilegio de falar alguns minutos com o Treinador do BIC e de trocar algumas impressões quanto á realidade do futsal em Angola. estou em crer que o profissionalismo é a estrada a seguir pois só com estruturas e condições adequadas a evolução poderá ser mais evidente. Quanto á matéria prima, ficou demonstrado que existe, falta porém o desenvolvimento a nivel tactico e competitivo e logistico do futsal em angola.'

Parabéns Banco Bic e que sirva de motivação para as restantes equipas. É importante querer mais. Em Angola existem jogadores com muita técnica, muita força, muito poderio físico. Vamos pegar nisso e crescer.

Estamos juntos por um futsal melhor!