quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Outubro mês de Perdas: José Manuel Leite e André Mingas R.I.P.

Mais uma vez o tempo não me permitiu publicar a notícia quando pretendia, mas, ainda que 'tarde',  não poderia deixar de fazê-lo. Em Outubro, Angola viu partir (entre tantos outros) dois filhos da terra.

Á esquerda José Leite, na altura director desportivo do SL Benfica Futsal, ao lado do Técnico Alípio Matos e do Treinador de GR, Pedro Henriques

José Manuel Leite para muitos um desconhecido, foi, para muitos outros, o criador do futsal em Portugal. Em 1963, tinha ele 4 anos, foi viver para o Lubango, terra do seu coração, até 1975 quando regressou a Portugal. Tinha 16 anos, partiu para um novo País, mas manteve sempre Angola no seu coração. O seu falecido pai, era proprietário do mini mercado Flor da selva, ao lado da pastelaria Florida e a sua mãe das malhas Anotbel, ambas na Rua do Picadeiro. Os estudos foram feitos na Escola nº 59 e no Liceu Diogo Cão. José, amante do desporto, era adepto assíduo de todas as modalidades no pavilhão gimnodesportivo da Srª do Monte, no Lubango. Em Portugal, e no meio do Futsal, não há quem o conheça, fundou o Miramar Futsal Club, foi Director Desportivo do SL Benfica e esteve sempre na luta pelo crescimento da modalidade. Foi José que descobriu e lançou Ricardo Braga também conhecido por Ricardinho. O 'Mágico' do futsal português e ex-camisola 10 do SL Benfica desabafou «Foi com grande choque e muita tristeza que hoje recebi uma notícia que me matou por dentro. José Manuel Matos Leite, ex-presidente do Miramar, o homem que me lançou no futsal, o homem que pela primeira vez me deu um cheque para a mão, o homem que foi a um bairro social buscar um miúdo de 15 anos para jogar na sua equipa e para o tirar do mundo da rua (eu), morreu». Foram muitos os feitos, tantos que não consigo enumerá-los. José e sua esposa perderam a vida num trágico acidente de viação, deixando órfãos dois filhos, Carlota e Gustavo. Para eles, para a restante família e amigos o angolafutsal deseja muita força e coragem para ultrapassar esta perda.







André Mingas, dispensa apresentações. Não vi uma única pessoa que não ficasse chocada com esta perda, apesar de já ser esperada. Nascido em 1950 André Mingas teve um papel fulcral no panorama cultural angolano. Há quem diga que ele foi 'o homem da massificação cultural'.
Terminou os seus estudos na Universidade Agostinho Neto e posteriormente na Universidade Técnica de Lisboa. Foi Arquitecto, Mestre em Arquitectura e Urbanismo, Secretário para os Assuntos Locais do Presidente de Angola, foi Vice-Ministro da Cultura, formador de quadros em Portugal onde foi Professor do 5º ano de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa. É referenciado pelos seus alunos e pelo Professor Troufa Real como um grande comunicador, versátil e cativante, as suas aulas estavam sempre cheias pela sua capacidade comunicação e cultura e ainda por cima com um tremendo coração.
Enquanto arquitecto é respeitado no seu país e é o percursor das ideias de requalificação de vários bairros da cidade de Luanda.
André Vieira Dias Rodrigues Mingas Júnior foi um dos fundadores da União dos Artistas Angolanos tendo composto músicas e letras que expressam o amor, valorizam a mulher angolana e expressam a realidade da vida com grande sentido de paz e fraternidade.

No final pudemos ver uma vez mais, que só fazemos as justas homenagens e agradecimentos quando as pessoas já não estão entre nós fisicamente.

Que falta farão 'estes' dois a uma sociedade que cada fez fica mais pobre na moral e na cívica. Que as suas almas descansem em paz.





''A alegria, o amor, carinho e a tranquilidade, são as chaves para um grande sentido de paz, fraternidade e para sempre alimentar as nossas almas''.  André Mingas.

Sem comentários:

Enviar um comentário