sábado, 31 de março de 2012

Jogos da Lusofonia em 2013 sem futsal

A terceira edição dos Jogos da Lusofonia vai realizar-se de 2 a 10 de novembro de 2013, ficou decidido este sábado em Assembleia-Geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), realizada em Goa, palco do evento.
Segundo o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), no programa de modalidades houve apenas uma alteração, com a entrada do Wushu (arte marcial) para o lugar do futsal.
De resto mantêm-se o atletismo, o basquetebol, o futebol, o judo, o ténis de mesa, o taekwondo, o voleibol e o voleibol de praia.
Goa vai receber a terceira edição dos Jogos da Lusofonia, evento que se estreou em Macau em 2006, antes de passar por Lisboa, em 2009.

Nas duas participações, Angola arrecadou o 3º lugar


in: Record

sexta-feira, 23 de março de 2012

Raízes Angolanas: Tânia Félix

Tânia Félix




No mês da mulher, regressamos ás entrevistas e precisamente com uma senhora do futsal. O Angolafutsal foi conhecer Tânia Félix. A Tânia possui um vasto e vitorioso curriculum na modalidade e actualmente representa a equipa tetra campeã do Porto ( Portugal), os Restauradores Avintenses. Vamos conhecê-la.






Tânia Félix representa a equipa tetra-campeã do Porto


Qual a tua ligação com Angola? Nasceste cá, ou foram os teus pais?
Os meus pais são Angolanos.
Conheces Angola? Já estiveste cá?
Infelizmente só conheço Angola por fotos e pelo que a minha mãe me conta. Nunca aí estive mas adoraria ir aí e poder conhecer um pouco mais da minha raiz.

Estiveste presente nos dois torneios que Angola realizou, aliás jogaste contra Angola por duas vezes. O que achaste do futsal que viste? Achas que as ‘palancas’ têm futuro?
Sim é verdade, tive o prazer de defrontar Angola. No meu ver achei que a selecção é competitiva, contudo necessita ainda de assimilar algumas etapas que são essenciais no futsal. Como todas as equipas, a selecção Angolana tem algumas lacunas que com o trabalho podem ser melhoradas e até ultrapassadas. O desenvolvimento de uma equipa requer uma grande dedicação e conhecimento por parte de todos. É necessário haver muita organização, muita vontade de querer aprender sempre mais pelas jogadoras e muito conhecimento da parte de quem dirige a equipa, o treinador. Com estes aspectos, penso que a selecção tem tudo para ter sucesso nas competições que entrar no futuro.
Tânia, num duelo com a pivot Angolana Irene Gonçalves
Com que idade começaste a jogar futsal?
Comecei a praticar futsal com 13 anos.

Portugal é foi vice-campeão do mundo no primeiro torneio mundial e no segundo ficou em 3º lugar. Tanto é o sucesso nesta categoria que há muita gente que não acredita que o futsal feminino em Portugal não é profissional. Como é o vosso dia-a-dia, vocês vivem do futsal ou têm que ter outra actividade profissional? Muitas ainda estudam, quando é que surge o tempo para o futsal ao fim do dia e fins-de-semana?
Infelizmente, o futsal feminino em Portugal não é profissional. A competição máxima em Portugal, é a disputa da taça nacional. As equipas anseiam há muitos anos pela existência de um campeonato nacional de forma a trazer mais competição no futsal feminino. Visto que jogamos de forma amadora, temos de trabalhar ou estudar para nos sustentarmos e podermos ainda dedicar algum tempo aquilo que tanto gostamos, o futsal. No meu caso, como o de muitas outras colegas de equipa, trabalho durante o dia e à noite consigo ter disponibilidade para treinar. Aos fins-de-semana todas fazemos um esforço para ter o horário da hora de jogo disponível, nunca deixando as responsabilidades de lado.

A tua equipa foi a que forneceu mais atletas á selecção nacional, (na altura)foram cinco se não me engano, qual é a chave para o vosso sucesso?

A equipa do Restauradores possui atletas com muita experiência e talento. Toda a estrutura da equipa faz com que se reproduza um trabalho sério e com qualidade. Assim torna-se mais fácil que as jogadoras sejam reconhecidas pelas suas capacidades reunindo condições para ajudar a selecção Portuguesa a ir mais longe nas competições em que participa.

Tânia jogou sempre ao mais alto nível em equipas muito conceituadas (Gondomar)

O que me fascina, é que apesar de os campeonatos não serem profissionais, as atletas comportam-se como profissionais. Sei que a tua equipa efectua estágios regularmente, que estão bem servidos em termos de infra-estruturas, têm pessoal extremamente qualificado (desde o treinador ao massagista), têm o patrocínio da Sportzone que vos veste muito bem e inclusive patrocina algumas atletas. Fala-nos um pouco da tua equipa, do teu dia-a-dia como jogadora, como começa e termina a vossa época?
Como já referi anteriormente, o Restauradores possui uma estrutura muito coesa. Todos dão o melhor de si, quer ao nível da direcção, colaboradores, corpo médico, corpo técnico e jogadoras. Não posso deixar de referir que existe alguém dentro da equipa que merece grande reconhecimento, o mister André Teixeira. Temos a sorte de trabalhar com um dos melhores treinadores de futsal em Portugal, que nos transmite todo o seu conhecimento sobre a modalidade e que nos deposita toda a confiança a jogar. Desde o início ao fim de cada época, o trabalho é muito regular e dedicamo-nos ao máximo nos treinos para disputar qualquer competição a que nos propomos. A pré-época é um ponto muito importante, é quando integramos atletas novas na equipa e é quando se trabalha os modelos de jogo a utilizar. Depois, ao longo do ano desportivo vamos corrigindo as lacunas da equipa e tentamos adequar o nosso modelo de jogo consoante as equipas que defrontamos. Costumamos até identificarmo-nos como a “Família Restauradores”, todos lutamos pelo mesmo objectivo.
A sua equipa tenta dar ás atletas as melhores condições de trabalho para estarem sempre á altura dos desafios
Qual foi o ponto mais alto da tua carreira?
Recordo muitos momentos altos da minha carreira como jogadora, por exemplo, os oito campeonatos conquistados quando jogava na Associação de Castelo Branco, as duas recentes épocas no Restauradores. Ainda assim, sinto que não atingi o ponto mais alto da minha carreira, que com certeza seria o título de campeã nacional.

Que mensagem deixas ao Angolafutsal.blogspot.com e aos seus leitores?
Agradeço desde já à Carla pela entrevista. Felicito também a ideia do Angolafutsal.blogspot.com em contribuir para a divulgação do futsal feminino em Angola.
Espero que os leitores reconheçam o valor de tantas mulheres com talento que lutam pelo desporto e que dão tanto de si. Desejo que de algum modo as minhas palavras possam marcar a diferença e despertem a curiosidade de todos os leitores para a qualidade do futsal feminino espalhado pelo mundo inteiro.

Para além do futsal a Tânia tem outra grande paixão que é o fado. Diz quem conhece que tem uma belíssima voz. Verdade ou não, facto é que ganhou a 1a gala de fado Amador...confiram por vós mesmos



Obrigada Tânia pela tua disponibilidade, parabéns por todas as tuas conquistas e votos de que continues a ter tanto sucesso pessoal e profissional. Na próxima entrevista iremos conhecer outro futsalista com raízes angolanas e que até já representou a nossa selecção.


Juntos por Angola, Juntos pelo Futsal!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Angola falha CAN

Luís Mourão, presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), reconheceu ontem a falta de inscrição da Selecção Nacional Sénior Masculina de Futsal, para as eliminatórias do torneio de apuramento ao Campeonato do Mundo no próximo mês de Novembro, na Tailândia.
Luís Mourão considerou que a direcção anterior da Federação Angolana de Futebol é responsável pela falta de inscrição. “A Confederação Africana de Futebol enviava toda a documentação referente à competição de futsal para a FAF e esta, por sua vez, remetia à FAFUSA, mas desta vez não sei o que se passou”, realçou Luís Mourão.
O dirigente da federação garantiu que o órgão reitor se mostrou sempre disponível para disputar as eliminatórias do mundial.
O prazo limite das inscrições terminou em 31 de Agosto de 2011 quando a Confederação Africana de Futebol (CAF), já havia notificado, em 28 de Abril e 28 de Junho para a inscrição da selecção para as eliminatórias africanas. Luís Mourão diz que a ausência da selecção nas eliminatórias do mundial é atribuída também à falta de comunicação entre a direcção da FAF e a FAFUSA.
Luís Mourão está esperançado em competir na prova, mas aguarda pela desistência de alguns representantes. Para o Mundial, o continente africano conta apenas com três representantes na Tailândia. 
No mês de Janeiro, Angola foi indicada pela CAF para organizar o torneio de apuramento do mundial, depois da desistência de Moçambique. Os angolanos estrearam-se numa competição africana em 2008, na capital líbia, Tripoli, onde ocuparam a terceira posição do Grupo B da prova, com sete pontos.
Para a primeira eliminatória, o Gabão defronta a Guiné Conacry, enquanto o Zimbabwe joga diante do Sudão. A partida da primeira mão está agendada entre 6 e 8 de Abril, ao passo o segundo desafio disputa-se no período de 20 e 22 do mesmo mês. As eliminatórias africanas são disputadas em três fases, que começam no mês de Abril. Para a segunda fase estão apurados as selecções dos Marrocos, Guiné-Bissau, Moçambique, Zâmbia, Nigéria, Tunísia, Egipto, África do Sul, Camarões, Líbia que aguardam os dois vencedores da primeira fase.  A terceira fase disputa-se entre os dias 8 e 10 e 22 e 24 de Junho, com os três primeiros a
garantir a vaga para o Mundial .

Luís Mourão, presidente da FAFUSA, culpa antigo elenco da FAF



in: Jornal dos Desportos

Carlos Cruz "Botha" é o novo homem forte do futsal na Huíla

Botha á esquerda, acompanhado de Eliseu major, secretário geral da FAFUSA
A Lista B, liderada por Carlos Cruz, vulgo "Botha" venceu as eleições para dirigir a Associação Provincial de Futebol de salão da Huíla, no próximo quadriénio (2012-2016). Botha ganhou a corrida que era também disputada por Contique Ferreira da Silva. Apenas quatro clubes estão em condições legais de exercer o seu direito do voto. Trata-se das Águias do Calumbiro e Veteranas da Huíla, em femininos, Afrosfram e Estrelas do Palácio, em masculino.
José Duque, secretário-geral da direcção cessante Associação do Futsal da Huíla, esclareceu que no último campeonato provincial disputado, participaram 12 formações, mas para o pleito eleitoral apenas quatro equipas estão reconhecidas pela Federação Angolana de Futebol Salão e na Associação local, enquanto as demais aguardam pelo pronunciamento da entidade rege a modalidade.
Leia abaixo a composição do elenco da lista B e os objectivos a que se propõem durante o seu mandato:


MESA DA ASSEMBLEIA

Presidente:    Domingos da Silva”Chivas”
                           Delegado Provincial

Vice-presidente: Manuel António Frederico Simões Ferreira
                                   Director Provincial da Alfandega

Secretaria Geral: Dr.Vanda Maria Ferreira Mendes da Costa
                                    Gabinete Jurídico da Ngola e Coca-Cola


DIRECÇÃO

Presidente:    Carlos Alberto José da Cruz “Botha”
                            Presidente Cessante da A.P.Futsal

Vice-presidente: Dr. Maurício Ngonga ”Santinho”
                                    Professor de Pedagogia

Secretário-geral: Dr. Bento Romão
                                    Arbitro FIFA


CONSELHO FISCAL

Presidente   Dr. Joaquim Jinjanja Dala
                           Chefe de Repartição de Finanças da RAS

Vice-presidente: Dr. Marcos Afonso
                                   Geógrafo 

Vogal: Dr. Afonso Ernesto ” Vado”
               Economista              

CONSELHO DE DISCIPLINA

Presidente   António Fernando Paulo “Toni Bumbu”
                           Membro Honorário

Vice-presidente: Pedro Paixão Franco
                                   Arbitro Provincial

Vogal: João António Basquete
              Chefe de Departamento                                       



CONSELHO DE ARBITRAGEM

Presidente:   Pedro Carlitos João
                           Arbitro Nacional

Vice-presidente: Pelajo Tchenda
                                   Arbitro Nacional

Vogal: Liliana Medeiros
              Arbitra Provincial




CONSELHO TÉCNICO

 

Presidente:      Ribeiro Javela Gayeta
                             Técnico Superior de Língua Portuguesa
                            
                
Vice-presidente:  João Grelo
                                    Director adjunto dos Transportes Públicos Socolil

Vogal:  Ailtom Kenia
                Jornalista da RNA


CONCELHO JURISDICIONAL


Presidente:         Dr.  Vicente Cassimiro Ngusi Franque
                                Advogado de Defesa do Tribunal Militar

Vice-presidente: Dr. Lino Lourenço Kasoko
                                   Advogado e Chefe de Secção da Polícia Judiciária

Vogal               Timóteo Oseas Vindes
                            Estudante de Direito



PROGRAMA DA LISTA B


1.   Vedar todo o exercício de qualquer actividade que tenha por finalidade a apologia da violência, bem como o exercício de qualquer actividade de âmbito político-partidário e religioso;

2.   Estabelecer, coordenar, dinamizar e regular as relações com e entre os associados e as entidades que desenvolvam a promoção do Futsal noutras áreas proporcionando a prática do Futsal à generalidade dos cidadãos;

3.   Tornar o Futebol Salão na Huíla como modalidade por excelência do Desporto da Alta Competição (Criar condições para ser mais atractivo e com maior divulgação a nível Provincial);

4.   Alargar a prática do Futebol Salão a mais Municípios da Província com a constituição de núcleos Municipais;

5.   Dar prioridade a formação de Dirigentes, Técnicos e Oficiais de Jogo com a realização de cursos de formação;

6.   Dinamizar a prática do Futebol Salão nas camadas mais jovens. E nas escolas como pólo de desenvolvimento;

7.   Estabelecer relações e intercâmbio com as Províncias vizinhas;

8.   Consolidar a organização interna da Associação com criação de regulamentos e estatutos próprios, bem como da formalização da sua SEDE PRÓPRIA;

9.   Buscar apoio permanentemente a SOCIEDADE, EMPRESAS e INDIVIDUALIDADES para o desenvolvimento da modalidade e das EQUIPAS;


10.               Fazer com que as equipas associadas tenham maior participação na gestão da associação  com direito a participação nas reuniões periódicas da Direcção;

11.                Organização de torneios inter – regionais periodicamente para potencializar tecnicamente e tacticamente as equipas;

12.               Trabalhar dia e noite para fortalecer os laços de amizade e trabalho com os associados e manter sempre aberto o diálogo para a inovação e desenvolvimento.

Parabéns ao novo elenco, parabéns Huíla que a meu ver , a par de Benguela, é das províncias que mais dinamiza o futsal, e parabéns em particular ao Botha por todo o contributo que dá á modalidade que seja a nível regional quer seja a nível nacional.

Juntos por Angola, juntos pelo futsal!


sexta-feira, 2 de março de 2012

CAF anuncia jogos das eliminatórias para o CAN

Coloco aqui a informação retirada do site Futsalplanet aonde podemos ver as datas e emparceiramento dos jogos que os países africanos disputarão para apuramento ao Mundial de 2012 na Tailândia. Os jogos terão início a 6 de Abril e serão disputados em sistema de 'casa-fora', ou seja, primeiro um país joga em sua casa, depois joga na casa do seu adversário. Congratulo-me por saber que já há notícias sobre o can mas fica a pergunta, aonde está Angola???

FIRST ROUND
1st Matches


6-8/4/2012
(1) Gabon - Guinea
(2) Zimbabwe - Sudan

2nd Matches

20-22/4/2012
(1) Guinea - Gabon
(2) Sudan - Zimbabwe


SECOND ROUND

1st Matches

4-6/5/2012
(3) Morocco - Guinea Bissau
(4) Mozambique - Zambia
(5) Nigeria - Winner (1)
(6) Tunisia - Egypt
(7) South Africa - Winner (2)
(8) Cameroon - Libya

2nd Matches

18-20/5/2012
(3) Guinea Bissau - Morocco
(4) Zambia - Mozambique
(5) Winner (1) - Nigeria
(6) Egypt - Tunisia
(7) Winner (2) - South Africa
(8) Libya - Cameroon


THIRD ROUND

1st Matches

8-10/6/2012
(09) Winner (4) - Winner (3)
(10) Winner (6) - Winner (5)
(11) Winner (8) - Winner (7)

2nd Matches

22-24/6/2012
(09) Winner (3) - Winner (4)
(10) Winner (5) - Winner (6)
(11) Winner (7) - Winner (8)

Qualified Teams:
?, ? and ?

quinta-feira, 1 de março de 2012

Toyota de Angola acaba com equipa de futsal

A Toyota de Angola, equipa que detém o maior número de títulos em Angola acabou com a sua equipa de futsal. Várias fontes ligadas á equipa treinada pelo seleccionador nacional Benvindo Inácio garantiram que a notícia é verdadeira e que já nem disputarão a Supertaça. Os jogadores já se encontram a negociar com outros clubes, sendo que maior parte deles ,ao que parece, irão vincular-se á actual campeã de Luanda, a ENE. Mais uma notícia triste, depois do fim anunciado aqui da equipa do GD Banco Bic. No ano passado o campeão nacional GD Banco Bic fechou portas, este ano o campeão nacional, Toyota de Angola também fechou portas, esperemos que a ‘maldição’não continue.



Este é um sinal claro de que o nosso futsal precisa de mudanças urgentes.