sexta-feira, 23 de março de 2012

Raízes Angolanas: Tânia Félix

Tânia Félix




No mês da mulher, regressamos ás entrevistas e precisamente com uma senhora do futsal. O Angolafutsal foi conhecer Tânia Félix. A Tânia possui um vasto e vitorioso curriculum na modalidade e actualmente representa a equipa tetra campeã do Porto ( Portugal), os Restauradores Avintenses. Vamos conhecê-la.






Tânia Félix representa a equipa tetra-campeã do Porto


Qual a tua ligação com Angola? Nasceste cá, ou foram os teus pais?
Os meus pais são Angolanos.
Conheces Angola? Já estiveste cá?
Infelizmente só conheço Angola por fotos e pelo que a minha mãe me conta. Nunca aí estive mas adoraria ir aí e poder conhecer um pouco mais da minha raiz.

Estiveste presente nos dois torneios que Angola realizou, aliás jogaste contra Angola por duas vezes. O que achaste do futsal que viste? Achas que as ‘palancas’ têm futuro?
Sim é verdade, tive o prazer de defrontar Angola. No meu ver achei que a selecção é competitiva, contudo necessita ainda de assimilar algumas etapas que são essenciais no futsal. Como todas as equipas, a selecção Angolana tem algumas lacunas que com o trabalho podem ser melhoradas e até ultrapassadas. O desenvolvimento de uma equipa requer uma grande dedicação e conhecimento por parte de todos. É necessário haver muita organização, muita vontade de querer aprender sempre mais pelas jogadoras e muito conhecimento da parte de quem dirige a equipa, o treinador. Com estes aspectos, penso que a selecção tem tudo para ter sucesso nas competições que entrar no futuro.
Tânia, num duelo com a pivot Angolana Irene Gonçalves
Com que idade começaste a jogar futsal?
Comecei a praticar futsal com 13 anos.

Portugal é foi vice-campeão do mundo no primeiro torneio mundial e no segundo ficou em 3º lugar. Tanto é o sucesso nesta categoria que há muita gente que não acredita que o futsal feminino em Portugal não é profissional. Como é o vosso dia-a-dia, vocês vivem do futsal ou têm que ter outra actividade profissional? Muitas ainda estudam, quando é que surge o tempo para o futsal ao fim do dia e fins-de-semana?
Infelizmente, o futsal feminino em Portugal não é profissional. A competição máxima em Portugal, é a disputa da taça nacional. As equipas anseiam há muitos anos pela existência de um campeonato nacional de forma a trazer mais competição no futsal feminino. Visto que jogamos de forma amadora, temos de trabalhar ou estudar para nos sustentarmos e podermos ainda dedicar algum tempo aquilo que tanto gostamos, o futsal. No meu caso, como o de muitas outras colegas de equipa, trabalho durante o dia e à noite consigo ter disponibilidade para treinar. Aos fins-de-semana todas fazemos um esforço para ter o horário da hora de jogo disponível, nunca deixando as responsabilidades de lado.

A tua equipa foi a que forneceu mais atletas á selecção nacional, (na altura)foram cinco se não me engano, qual é a chave para o vosso sucesso?

A equipa do Restauradores possui atletas com muita experiência e talento. Toda a estrutura da equipa faz com que se reproduza um trabalho sério e com qualidade. Assim torna-se mais fácil que as jogadoras sejam reconhecidas pelas suas capacidades reunindo condições para ajudar a selecção Portuguesa a ir mais longe nas competições em que participa.

Tânia jogou sempre ao mais alto nível em equipas muito conceituadas (Gondomar)

O que me fascina, é que apesar de os campeonatos não serem profissionais, as atletas comportam-se como profissionais. Sei que a tua equipa efectua estágios regularmente, que estão bem servidos em termos de infra-estruturas, têm pessoal extremamente qualificado (desde o treinador ao massagista), têm o patrocínio da Sportzone que vos veste muito bem e inclusive patrocina algumas atletas. Fala-nos um pouco da tua equipa, do teu dia-a-dia como jogadora, como começa e termina a vossa época?
Como já referi anteriormente, o Restauradores possui uma estrutura muito coesa. Todos dão o melhor de si, quer ao nível da direcção, colaboradores, corpo médico, corpo técnico e jogadoras. Não posso deixar de referir que existe alguém dentro da equipa que merece grande reconhecimento, o mister André Teixeira. Temos a sorte de trabalhar com um dos melhores treinadores de futsal em Portugal, que nos transmite todo o seu conhecimento sobre a modalidade e que nos deposita toda a confiança a jogar. Desde o início ao fim de cada época, o trabalho é muito regular e dedicamo-nos ao máximo nos treinos para disputar qualquer competição a que nos propomos. A pré-época é um ponto muito importante, é quando integramos atletas novas na equipa e é quando se trabalha os modelos de jogo a utilizar. Depois, ao longo do ano desportivo vamos corrigindo as lacunas da equipa e tentamos adequar o nosso modelo de jogo consoante as equipas que defrontamos. Costumamos até identificarmo-nos como a “Família Restauradores”, todos lutamos pelo mesmo objectivo.
A sua equipa tenta dar ás atletas as melhores condições de trabalho para estarem sempre á altura dos desafios
Qual foi o ponto mais alto da tua carreira?
Recordo muitos momentos altos da minha carreira como jogadora, por exemplo, os oito campeonatos conquistados quando jogava na Associação de Castelo Branco, as duas recentes épocas no Restauradores. Ainda assim, sinto que não atingi o ponto mais alto da minha carreira, que com certeza seria o título de campeã nacional.

Que mensagem deixas ao Angolafutsal.blogspot.com e aos seus leitores?
Agradeço desde já à Carla pela entrevista. Felicito também a ideia do Angolafutsal.blogspot.com em contribuir para a divulgação do futsal feminino em Angola.
Espero que os leitores reconheçam o valor de tantas mulheres com talento que lutam pelo desporto e que dão tanto de si. Desejo que de algum modo as minhas palavras possam marcar a diferença e despertem a curiosidade de todos os leitores para a qualidade do futsal feminino espalhado pelo mundo inteiro.

Para além do futsal a Tânia tem outra grande paixão que é o fado. Diz quem conhece que tem uma belíssima voz. Verdade ou não, facto é que ganhou a 1a gala de fado Amador...confiram por vós mesmos



Obrigada Tânia pela tua disponibilidade, parabéns por todas as tuas conquistas e votos de que continues a ter tanto sucesso pessoal e profissional. Na próxima entrevista iremos conhecer outro futsalista com raízes angolanas e que até já representou a nossa selecção.


Juntos por Angola, Juntos pelo Futsal!

Sem comentários:

Enviar um comentário