terça-feira, 27 de setembro de 2011

Raízes Angolanas: Mauro Pacheco

      Antes de mais peço desculpa pelo atraso na publicação da entrevista, mas o dia-a-dia nem sempre me permite dedicar ao blog tanto tempo quanto eu desejaria. 
      Hoje, vamos conhecer o Mauro Pacheco, nascido e criado em terras Sadinas, Mauro já vestiu a camisola da selecção angolana de futsal e vai contar-nos essa e outras experiências.


Mauro Pacheco, n.º 13 ao serviço do combinado nacional de Angola


      Nome:Mauro Pacheco
Idade: 34
Anos de prática do futsal: 13
Posição: Fixo/Ala
Número da Camisola: Preferido o 8 mas desde o nascimento da minha minha passou a ser o 3 :):)
Um defeito: Teimoso
Uma virtude: Solidário
Clube do Coração: FC Porto
Jogador Preferido: Maradona só :):)
Primeira Internacionalização: Em 2007 c/ Francisco Baptista e Shéu Cahalo.



1- Qual a tua ligação com Angola? Nasceste cá, tens pais angolanos?
A minha ligação com Angola é neste momento mais presente e actual, devido ao fato de ter representado a selecção. A Internet,a TPA Internacional e também o contacto que vou mantendo com alguns colegas fazem-me estar mais perto, mas, Angola esteve sempre presente no meu crescimento pois o meu Pai é Angolano bem como toda a minha família do lado do meu Pai e é impossível deixar de haver qualquer tipo de desligar dessa ligação que nos últimos anos saiu muito mais reforçada pelas experiências que tive na selecção. Eu não nasci em Angola, nasci em Portugal porque o meu Pai foi jogador de futebol, jogava no Vitória de Setúbal e eu acabei por nascer em Setúbal.


Tal como o seu pai, Mauro Pacheco foi jogador do consagrado clube Português, Vitória de Setúbal
2-      Costumas vir a Angola frequentemente?
      Infelizmente não faço com a regularidade que gostaria, visitei Angola(Luanda)já alguns anos mas com muita pena minha não tenho ido a Angola.

3- Com que idade começaste a jogar futsal?
      Eu comecei com 7 anos, na altura era futebol de salão e jogava também futebol 11, quando tive que escolher, escolhi o futebol de 11 mas como a vida dá sempre muitas voltas, acabei por voltar e ainda bem que voltei.

5- Qual foi o ponto mais alto da tua carreira?
     Ter representado a selecção nacional de futsal de Angola, é uma honra da qual muito me orgulho, são momentos que jamais irei esquecer e é sem dúvida o meu ponto mais alto.


Mauro representando a selecção angolana

6- Sei que já representaste a selecção nacional de futsal. Como recebeste a notícia da convocação? Estavas á espera?
     Quando recebi a noticia fiquei contente como é óbvio porque é o que todos os desportistas ambicionam, representar o seu Pais e comigo não foi diferente. Quando trabalhamos para o que queremos e acreditamos no nosso valor temos sempre a esperança de ver o nosso trabalho recompensado e eu posso dizer que o trabalho deu frutos mas muito sinceramente não estava à espera.


7- Desde sempre que praticas futsal em Portugal, quais foram as diferenças que notaste do futsal angolano para o futsal português? Certamente que notavas alguma diferença quando ias para a selecção, foi fácil a adaptação?
     A diferença esta na organização, penso que a diferença entre o que se faz em Portugal e Angola esta na organização. Atenção que não digo que sejam desorganizados, o que quero dizer é que a organização eleva tudo aquilo que engloba e quando em Angola se perceber isso as diferenças irão desaparecer porque no resto(jogadores)em termos de potencial e qualidade Angola esta muito bem servida. A diferença não era assim muita porque a linguagem do jogo é universal logo a adaptação era facilitada.



No grand prix, Brazil

8-  Como deve ser do teu conhecimento os campeonatos em Angola não são profissionais, ainda assim quando a selecção é chamada a competir por norma dá uma boa réplica a equipas de renome mundial. Na tua opinião o que falta ao futsal em Angola, para atingir um patamar mais alto?
      Sei que não são mas quem nos defrontou ficou sempre com uma ideia diferente o que me leva a pensar que se o campeonato fosse profissional. Angola poderá ser uma referencia no continente mas quem sabe se um dia não haverá um campeonato profissional. O facto da selecção e algumas equipas participarem em competições no exterior vão acabar por contribuir para que isso aconteça e com isso ajudar a modalidade a crescer no Pais.

9- Tens algum jogador com quem te identifiques, um jogador que te inspire?
      Identifico-me com jogadores de equipa, jogadores que pensam o jogo, jogadores competitivos daí não ter um especifico, diria que todos os bons jogadores são fontes de inspiração para mim.

10- E como correu a época passada Mauro, em que lugar terminou a tua equipa? Alcançaram os objectivos a que se propuseram?
      A época passada, foi uma época boa, o clube subiu de divisão, subiu aos nacionais pela primeira vez na sua historia, o objectivo era esse e foi alcançado.
Ao serviço da sua actual equipa, os Indefectíveis, aonde conquistou a subida de divisão

11- Que mensagem deixas ao angolafutsal.blogspot.com e aos seus leitores?
       Ao angolafutsal.blogspot.com quero agradecer o convite e apoiar a iniciativa do blogue, que é de louvar. Aos leitores deixo um abraço e o meu obrigado também.


Mauro o Angolafutsal agradece a tua colaboração e deseja-te muitos sucessos!
Estamos juntos por Angola, juntos pelo Futsal!

Sem comentários:

Enviar um comentário