terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Presidente da FIFA visita Angola no primeiro trimestre deste ano

Angola figura na agenda de visitas de Joseph Blaterr, presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), conforme apurou o JD, da fonte que acima vimos citando. A vinda ao nosso país do mais alto mandatário da FIFA ainda não tem data exacta, mas cogitações que por aqui circulam, a mesma pode ocorrer no próximo mês de Março.


A visita de Blatter a Angola, surge em resposta a um convite que lhe foi formulado pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), General Pedro Neto, e será aproveitada para a discussão de diversos aspectos relacionados ao funcionamento entre a entidade máxima e a sua filiada.Informações a que o JD teve acesso, diziam que Angola tem beneficiado da ajuda financeira que a FIFA dá a todos os países, no âmbito do projecto Goal, e uma das exigências que a entidade máxima de futebol tem feito a todos os filiados, é a existência de um director técnico dentro destes, para além de que devem ter as suas contas totalmente bem auditadas.

Em relação à primeira exigência, isto é, ao cargo de director técnico, Angola, através da FAF não tem tido muitos problemas, pois conseguiu suprir a vaga com a indicação do antigo atleta Raul Chipenda para o suprimento da mesma, embora este esteja ainda a ser ‘lapidado’, a fim de ser legitimado como tal.

O JD soube também que o requisito para se ser um director técnico, passa necessariamente em ser um técnico devidamente formado nesta área, uma condição que, no entanto, o actual director Raul Chipenda ainda não reúne.
Apesar desse pressuposto, a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a Confederação das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA) estão satisfeitas pelo facto de Angola ter encontrado uma forma de enquadrar um director técnico dentro da sua mais alta instituição futebolística, a FAF.

Ainda na senda das informações apuradas, o JD soube que a FAF beneficia de um programa de ajuda financeira (PAF), no valor de duzentos e cinquenta mil dólares norte-americanos. No entanto, se de um lado as coisas agradam, o mesmo não se passa em relação ao projecto Goal, onde os ventos não têm sido de bonança, uma vez que não se tem registado grandes avanços na implementação desta ajudas, que já vêm desde os tempos da anterior direcção da FAF.
Por isso, a partir do presente ano, os clubes vão necessitar de uma licença FIFA para as competições internacionais, em que estes são obrigados a terem sede e campo de treino próprio, algo que muitos clubes angolanos ainda estão aquém de conseguir.
Convidado para a final
Presidente da FIFA em Libreville


O presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), o suíço Joseph Blatter, é esperado a qualquer momento na cidade de Libreville, onde foi convidado para assistir à partida da final da 28ª edição do Campeonato Africano de Nações em futebol, soube o Jornal dos Desportos, de uma fonte ligada à organização do referido evento.

Segundo a mesma fonte, Blatter vem a Libreville responder a um duplo convite a si formulado, sendo o primeiro, feito pelo Chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, e segundo, endereçado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), na qualidade de entidade máxima que superintende o futebol a nível do continente africano.

Apesar da confirmação, a nossa fonte não pôde revelar a data exacta sobre a chegada ao Gabão do mais alto dignitário do futebol mundial, mas presume-se que o mesmo embarque no aeroporto internacional “Léon Mba” dentro dos próximos quatro dias. O jogo da final da vigésima-oitava edição do Campeonato Africano das Nações, CAN´2012, está agendado para o próximo domingo, dia 12 do corrente, no Estádio d’Amitié Sino-Gabon, na cidade de Libreville, e será assistido por muitas individualidades convidadas.                                    AP
in:
Jornal dos Desportos

Sem comentários:

Enviar um comentário