quinta-feira, 24 de novembro de 2011

II Mundial de Futsal Feminino -Convocatória Final da Selecção Nacional

Já foi definida a lista de atletas que irão embarcar para Fortaleza, Brazil, afim de disputar o II Torneio Mundial de Futsal Feminino. Eis as seleccionadas:

Ilda Nunda - X Mex Amazonas FC
Carla David - X Mex Amazonas FC
Ana Chioko - Angoalissar
Marina Correia - Angoalissar
Irene Gonçalves - Progresso AS
Mvumbo Nadini - Progresso AS
Júlia Severino - Cardis do Namibe
Tárcia Santos - Veteranas da Huíla
Suraia Gourgel - Veteranas da Huíla
Joaquina Abraão - Veteranas da Huíla
Joyce Victor - Girajovem do Huambo
Zenilda Fernandes - Escolinha de Benguela

A partida das 'palancas' está prevista para sábado, dia 3 de Dezembro pelas 07h00.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

De Angola para a História : Kadú

Não tem nada a ver com futsal masssssss.....


Kadú começou a ser 'cobiçado' quando tinha apenas 14 anos!



Kadu, guarda-redes de 16 anos, acaba de tornar-se o atleta mais jovem a vestir a camisola do F.C. Porto em jogos oficiais. O jovem angolano foi suplente utilizado na deslocação ao reduto do Pêro Pinheiro, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal (0-8).

Aldo Geraldo Manuel Monteiro, vulgo Kadu, completa 17 anos a 30 de Novembro. Bateu, como tal, a marca estabelecida por Sérgio Oliveira a 18 de Outubro de 2009. Na altura, o médio tinha 17 anos, quatro meses e quinze dias.

O Bibota Fernando Gomes completa o pódio. 17 anos, quatro meses e quinze dias. O antigo capitão do F.C. Porto estreou-se a 8 de Setembro de 1974 quando tinha apenas 17 anos, nove meses e 26 dias, num jogo em que os azuis e brancos bateram a CUF por 2-1.

Kadu chegou ao F.C. Porto em 2009, oriundo do Belenenses. Cresceu no Município de Samba, Luanda, Angola. Com 13 anos, rumou a Portugal para prosseguir os estudos e encontrar o seu espaço no futebol.

O guarda-redes esteve meio ano no Belenenses, foi cobiçado por vários emblemas mas acabou por rumar ao clube portista, por intermédio do empresário Luís Alves. Aos 14 anos, já treinava ocasionalmente com o plantel principal, enquanto defendia a baliza dos juvenis.

Entretanto, foi até chamado aos trabalhos da selecção de Angola. Um miúdo entre os grandes. Aposta crescente dos responsáveis do F.C. Porto, Kadu passou a terceiro guarda-redes no início da presente temporada. Esta tarde, 15 de Outubro de 2011, entrou na história do emblema azul e branco.

«Estive no Belenenses 6 meses, no máximo. Durante esse tempo tive convites do Manchester United, Inter de Milão, Benfica e Sporting mas acabei por rejeitá-los a todos. Não quis ir para fora por causa da família. Quanto ao Benfica e Sporting, pelo simples motivo do F.C. Porto ser o meu clube do coração. Sempre foi meu sonho representar o Porto», contou Kadu, numa recente entrevista publicada pelo projecto Imbondeiro.com.



in: Maisfutebol


Se quiserem conhecer um pouco melhor o Kadú visitem a página dele no Facebook: Kadú Monteiro e já agora façam um like na página.




Passem também por este link http://portistaforever.blogs.sapo.pt/878827.html aonde é contada de uma forma muito sintetizada mas bonita o percurso do Kadú. Gostei especialmente da parte da comida no comboio hahaha.

Kadú ao lado do seu ídolo Helton

Nenhum jornal fica indiferente ao talento do jovem angolano

Mais um pedaço de História



Nos poucos minutos que jogou Kadú, obteve a pontuação mais alta da sua equipa
As imagens valem mais que mil palavras!
Força Kadú e que sirvas de exemplo para em Angola nascerem muitos 'Kadús'

sábado, 12 de novembro de 2011

Raízes Angolanas : Marta Vaz

Numa altura em que o angolafutsal tem falado muito sobre futsal feminino, fomos conhecer a Marta. Filha de uma angolana Marta nasceu em Portugal e não mais voltou a sair de lá. Com apenas 16 anos, Marta já tem um uma grande experiência no desporto. Joga futsal no escalão júnior e futebol 11 no escalão sénior. Vamos conhecê-la!


Marta Vaz, actua na Escola de Futebol Feminino de Setúbal (Portugal)


Nome:Marta Velhinho Vaz
Idade: 16
Anos de prática do futsal: 3 anos
Posição: Avançada/Pivôt
Internacionalizações: 0
N.º da camisola: 9
Bebida preferida: Ice Tea
Um defeito: Demasiado perfecionista
Uma virtude: Batalhadora
Clube do coração: Escola de Futebol Feminino se Setúbal
Jogador e Jogadora preferida: Abby Wambach e Marta Silva
Palmarés: Campeã distrital de juniores femininos


1- Qual a tua ligação com Angola? Nasceste cá? Ou tens pais Angolanos?

 A minha mãe é angolana e emigrou muito cedo para Portugal que foi onde acabei por nascer.
2 - Conheces Angola? Já estiveste cá?

Não conheço, mas um gostaria muito de conhecer não só por ser a terra da minha, mas também por ser um pais em expansão e pelas fotos a que tenho acesso na internet muito bonito também.
3 - O que conheces sobre Angola em termos de futsal?

Sei algumas coisas tenho amigo que mora em Luanda e às vezes manda-me hiperligações no youtube de vídeos de golos da selecção angolana, vejo e gosto muito.
4 - Com que idade começaste a jogar futsal?

Eu comecei por jogar primeiro futebol 7 e tinha 7 ou 8 anos mas tive de deixar de jogar aos 12 anos naquele clube por era de rapazes e aí federação não permite. Aos 13 anos vim para o clube onde estou até hoje e comecei a jogar futsal.
5 - Para além do desporto o que fazes no teu dia-a-dia? Estudas? Trabalhas?
Para além de praticar futebol também estudo.
6 -   Sei que a par do futsal também jogas futebol 11. Os regulamentos da Federação e da Associação permitem? Jogas em duas equipas diferentes? Explica-nos como funciona.
Como referiste em cima, posso jogar as duas modalidades. Futsal pelas juniores e futebol 11 pelas seniores mas com pequeno entraves, como por exemplo só posso jogar com uma diferença de 15 horas entre os dois jogos, ou seja, não posso fazer dois jogos no mesmo dia.



Em Portugal é permitido praticar as duas modalidades em simultâneo, Futebol 11
E Futsal

7 -  E como fazes para conciliar as duas modalidades? Os períodos de jogos e treinos não coincidem?
Infelizmente não tenho muito tempo para treinar futsal porque os horários de futsal coincidem com os horários de treinos de futebol 11. E os jogos houve alturas em que coincidiram mas muito poucas vezes.
8 - E como correu a época passada? Atingiram os objectivos pretendidos?
Na época passada o objectivo imposto pelo nosso treinador foi apenas divertirmos e desfrutarmos e sem estarmos á espera ganhamos o campeonato e foi muito bom.



A época não poderia ter sido melhor para a Marta, sagrou-se campeão distrital de Setúbal em futsal júnior


E conquistou a subida á 1a Divisão Nacional, pelas séniores do Futebol 11
9 -  Nesta época continuará a praticar as duas modalidades?
Infelizmente não, na época passada com grande mérito subimos à primeira divisão e é uma divisão muito mais exigente e impõe a dar muito mais de nós por isso este ano vou me dedicar unicamente ao futebol 11, mas sempre que poder irei matar as saudades do futsal.
 10-      Que mensagem deixas ao angolafutsal.blogspot.com e aos seus leitores?
Queria dizer a todos os leitores para divulgarem o futsal e o futebol feminino porque somos todos iguais, fazemos muitos esforços e lutamos todos os dias para jogarmos. E espero que um  possa ver um jogo feminino do campeonato na televisão.

Obrigada Marta pela tua disponibilidade, o Angolafutsal faz votos de que tenhas muita sucesso pessoal e profissional.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Outubro mês de Perdas: José Manuel Leite e André Mingas R.I.P.

Mais uma vez o tempo não me permitiu publicar a notícia quando pretendia, mas, ainda que 'tarde',  não poderia deixar de fazê-lo. Em Outubro, Angola viu partir (entre tantos outros) dois filhos da terra.

Á esquerda José Leite, na altura director desportivo do SL Benfica Futsal, ao lado do Técnico Alípio Matos e do Treinador de GR, Pedro Henriques

José Manuel Leite para muitos um desconhecido, foi, para muitos outros, o criador do futsal em Portugal. Em 1963, tinha ele 4 anos, foi viver para o Lubango, terra do seu coração, até 1975 quando regressou a Portugal. Tinha 16 anos, partiu para um novo País, mas manteve sempre Angola no seu coração. O seu falecido pai, era proprietário do mini mercado Flor da selva, ao lado da pastelaria Florida e a sua mãe das malhas Anotbel, ambas na Rua do Picadeiro. Os estudos foram feitos na Escola nº 59 e no Liceu Diogo Cão. José, amante do desporto, era adepto assíduo de todas as modalidades no pavilhão gimnodesportivo da Srª do Monte, no Lubango. Em Portugal, e no meio do Futsal, não há quem o conheça, fundou o Miramar Futsal Club, foi Director Desportivo do SL Benfica e esteve sempre na luta pelo crescimento da modalidade. Foi José que descobriu e lançou Ricardo Braga também conhecido por Ricardinho. O 'Mágico' do futsal português e ex-camisola 10 do SL Benfica desabafou «Foi com grande choque e muita tristeza que hoje recebi uma notícia que me matou por dentro. José Manuel Matos Leite, ex-presidente do Miramar, o homem que me lançou no futsal, o homem que pela primeira vez me deu um cheque para a mão, o homem que foi a um bairro social buscar um miúdo de 15 anos para jogar na sua equipa e para o tirar do mundo da rua (eu), morreu». Foram muitos os feitos, tantos que não consigo enumerá-los. José e sua esposa perderam a vida num trágico acidente de viação, deixando órfãos dois filhos, Carlota e Gustavo. Para eles, para a restante família e amigos o angolafutsal deseja muita força e coragem para ultrapassar esta perda.







André Mingas, dispensa apresentações. Não vi uma única pessoa que não ficasse chocada com esta perda, apesar de já ser esperada. Nascido em 1950 André Mingas teve um papel fulcral no panorama cultural angolano. Há quem diga que ele foi 'o homem da massificação cultural'.
Terminou os seus estudos na Universidade Agostinho Neto e posteriormente na Universidade Técnica de Lisboa. Foi Arquitecto, Mestre em Arquitectura e Urbanismo, Secretário para os Assuntos Locais do Presidente de Angola, foi Vice-Ministro da Cultura, formador de quadros em Portugal onde foi Professor do 5º ano de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa. É referenciado pelos seus alunos e pelo Professor Troufa Real como um grande comunicador, versátil e cativante, as suas aulas estavam sempre cheias pela sua capacidade comunicação e cultura e ainda por cima com um tremendo coração.
Enquanto arquitecto é respeitado no seu país e é o percursor das ideias de requalificação de vários bairros da cidade de Luanda.
André Vieira Dias Rodrigues Mingas Júnior foi um dos fundadores da União dos Artistas Angolanos tendo composto músicas e letras que expressam o amor, valorizam a mulher angolana e expressam a realidade da vida com grande sentido de paz e fraternidade.

No final pudemos ver uma vez mais, que só fazemos as justas homenagens e agradecimentos quando as pessoas já não estão entre nós fisicamente.

Que falta farão 'estes' dois a uma sociedade que cada fez fica mais pobre na moral e na cívica. Que as suas almas descansem em paz.





''A alegria, o amor, carinho e a tranquilidade, são as chaves para um grande sentido de paz, fraternidade e para sempre alimentar as nossas almas''.  André Mingas.

Campeonato Provincial Sénior Masculino de Luanda

Numa altura em que o campeonato nacional foi adiado, os campeonatos provinciais caminham para o fim, e apartir de agora todos os jogos são finais. Em Luanda, a ENE lidera isolada o campeonato com 42 pontos, seguida do Bic 38, Toyota 37 e RNA 35, ou seja nada está decidido no que concerne ao apuramento para o nacional nem ao campeão provincial. Quinta feira a Toyota deu um passo importante na corrida aos lugares de apuramento ao vencer o Banco Bic por 2-1. Infelizmente não acompanhei o jogo desde o início apenas na 2a parte e sinceramente, só deu Toyota. O Bic foi uma equipa muito apagada, não tinha soluções, não jogou como equipa, como grupo e pagou caro por isso. Tal atitude não teve a Toyota. Os pupilos de Benvindo Inácio foram com a lição bem estudada e determinados a vencer o jogo. Tiveram muita garra, atitude e acima de tudo união. Justo vencedor sem qualquer contestação. Bancadas cheias até ao seu limite, televisão a filmar, foi bonito ver aquela moldura humana. Melhor do que alguns adeptos que 'encheram' o S. Domingos dias antes  para ver o EPAL vs ENE. Mais uma vez os adeptos da EPAL com um comportamento vergonhoso, completamente embriagados, a ofenderam de forma exagerada os intervenientes no jogo,inclusivé os da EPAL quando sofriam golos,  partirem garrafas no campo, uma VERGONHA!!!!! Os jogos exigem policiamento URGENTE!!!

No outro jogo, RNA vs CDUA, a vitória da RNA já era esperada mas não por esses números. O CDUA é uma equipa que só conta com goleadas (praticamente) e a RNA venceu por 7-2. SÓ?!!! Não querendo desrespeitar o adversário, até porque admiro o CDUA pela sua determinação, poderiam  ter desistido do campeonato há muito tempo e não o fizeram.

Em suma o campeonato está ao rubro, mas sinceramente não é porque estamos a assistir a grandes jogos ou porque as equipas estão no mesmo nível não, o campeonato está ao rubro na ‘secretaria’ para se ver quem é campeão, para se ver quem vai ao nacional, para se ver se a associação vai devolver os pontos ao Bic, que deveria ter 41 e não 38 pontos, enfim novelas da associação que é ‘ciumenta’ e quer aparecer tanto ou mais que os jogadores.

Este fim de semana não há jogos, porque hoje 6a feira é feriado, Independência de Angola, e muitos vão aproveitar o fim de semana prolongado para sair. Dia 15 terça-feira recomeçam os jogos. Acompanhe aqui as próximas os resultados e classificação.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mundial de Futsal Feminino 2011 - Convocatória

Foi divulgada a convocatória da selecção sénior feminina que vai disputar o Mundial de Futsal Feminino, a decorrer em Fortaleza - Brazil, de 05 a 10 de Dezembro. Comparativamente á última convocatória houveram algumas alterações, provavelmente, fruto do excelente torneio que foi o Inter Regional. Das 17 pré seleccionadas apenas 12 seguem para o Brazil. A selecção concentra-se já no próximo domingo, dia 13 de Novembro, para apresentação e os trabalhos começam no dia seguinte,ainda em campo a indicar. Eis as pré-convocadas:


Ilda Nunda - X Mex Amazonas FC
Kieza Batista - X Mex Amazonas FC
Carla David - X Mex Amazonas FC
Patrícia Louro - X Mex Amazonas FC
Ana Chioko - Angoalissar
Marina Correia - Angoalissar
Telma Correia - Angoalissar
Irene Gonçalves - Progresso AS
Mvumbo Nadini - Progresso AS
Júlia Severino - Cardis do Namibe
Tárcia Santos - Veteranas da Huíla
Suraia Gourgel - Veteranas da Huíla
Joaquina Abraão - Veteranas da Huíla
Olga António - Desportivo do Tômbwa
Joyce Victor - Girajovem do Huambo
Georgina Caloya - Girajovem do Huambo
Zenilda Fernandes - Escolinha de Benguela

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mundial de Futsal Feminino 2011 - Angola no grupo do Brazil, Espanha e Venezuela

Foi divulgada a tabela do 2° Torneio Mundial de Futsal Feminino, que será realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro, em Fortaleza (CE). Serão oito seleções na disputa do título da competição, que é aprovada pela Fifa e busca aumentar a divulgação da modalidade no mundo.

O Brasil, atual campeão, está no grupo A, ao lado da Espanha, de Angola e da Venezuela. A chave B é composta por Portugal, Rússia, Japão e Argentina. Pelo regulamento, as equipes enfrentam-se em turno único dentro das próprias chaves em turno único e as duas melhores seleções de cada garantem vaga na semifinal. As equipes vencedoras do confronto eliminatório fazem a decisão do Mundial.

A rodada de abertura será disputada no dia 5 de dezembro. O primeiro jogo será entre Angola e Espanha, que se enfrentam às 14 horas. Às 16 horas, é a vez de Portugal e Japão começarem as campanhas na competição. Às 18 horas, Rússia e Argentina duelam e, às 20 horas, o Brasil inicia a defesa do título diante da Venezuela. Todos os jogos serão realizados no ginásio Paulo Sarasate.

Confira o calendário completo da Competição





in: FutsaldoBrazil

A 1a 'aparição' da Selecção Angolana foi em Julho de 2011, em Torneios em Portugal

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Veteranas da Huíla vencem de forma brilhante o II Torneio Inter Regional de Futsal Feminino

O fim de semana foi de festa para o futsal. Em Benguela, decorreram os jogos para apuramento do Campeão do II Torneio Inter Regional de Futsal Feminino. Sábado decorreram as meias finais e no primeiro embate defrontaram-se X Mex Amazonas FC de Luanda e Veteranas da Huíla. Esperava-se um jogo de grande qualidade pelos resultados de ambas as equipas na fase regular, mas não foi o que se viu. A equipa de Luanda entrou com excesso de confiança e apatia no jogo perante um adversário que cedo mostrou que estava ali para ganhar. Aproveitando bem as desatenções da equipa adversária, as comandadas de Pick Gourgel carregaram e fixaram o resultado em cinco zero ao intervalo. No segundo tempo, o jogo melhorou um pouco com a equipa da X-Mex a arriscar tudo e jogar com o 5º homem durante quase toda a 2a parte. Fruto disso conseguiu marcar 3 golos mas sofreu outros quatro. Resultado final 9-3 para a melhor equipa em campo do primeiro ao último minuto. O prémio MVP foi para Tárcia Santos.

No outro jogo Angoalissar de Benguela e Girajovem do Huambo procuravam uma vaga na grande final. Ao contrario do que se pensava o Girajovem não acusou a ausência de um dos pilares da sua equipa, a Capitã Madó e lutou com todas as suas forças contra a Angoalissar. O jogo foi para o intervalo com 1-0 no marcador mas terminou com 4-0 a favor da equipa de Benguela. Apesar do resultado o jogo não foi fácil para a equipa de Valódia Campos que teve que ultrapassar uma equipa jovem que a cada ano está melhor e o que não têm de técnico-táctico, têm em raça, força, vontade e querer. A MVP do jogo foi Joyce do Girajovem do Huambo.

O DIA DA GRANDE FINAL

No dia seguinte (Domingo), os jogos começaram por volta das 8h00, para o apuramento do 3º lugar. A equipa de Luanda entrou apática no jogo (novamente) pelo que a primeira parte do jogo foi algo morta e desinteressante. As poucas oportunidades de golo que houveram pertenceram ao Girajovem do Huambo, na sua maior parte das vezes através do seu elo mais forte, a Joyce. A segunda parte já foi melhor, a X Mex abriu o marcador através de Carla David, mas pouco depois Joyce repôs a igualdade. O Girajovem jogava melhor, pressionava mais e alcançou sem surpresa o golo. Pouco depois poderia ter ampliado a vantagem para 3-1 mas não o fez e diz o ditado que quem não marca sofre. Carla David voltou a marcar e pouco depois fez a assistência para Lee Rodrigues fazer o 3-2 final. MVP do jogo foi, tal como no dia anterior, Joyce do Girajovem do Huambo.
No jogo seguinte, a final. Qualquer um que estava no pavilhão se deliciou com o que viu. Jogadoras cheias de técnica, táctica e acima de tudo, jogadoras cheias de vontade. De um lado uma equipa que já leva muitos anos na modalidade e é bastante conhecida, a Angoalissar. Do outro lado uma equipa não tão conhecida, mas com duas internacionais no seu plantel e que no campeonato nacional passado já tinha deixado a sua marca, antes de ser desqualificada. Foi um jogo bastante disputado, bastante competitivo, as duas equipas puseram em campo todas as suas armas, as veteranas da huíla foram desfalcadas mas ainda assim conseguiram lutar e chegaram ao fim com uma vitória por 5-4. Mais uma vez vitória mais que merecida.

No final posso dizer que foi um torneio fantástico. Descobriram-se talentos que eram de todo desconhecidos, notou-se uma evolução abismal das equipas e da organização do torneio. Fizeram-se amizades, passaram-se conhecimentos, ensinamentos e acima de tudo mostrou-se a todos que estão criadas as bases para um futuro risonho. Todas as equipas são vencedoras porque como membro de uma delas, sei quais são os sacrifícios inerentes á participação nesta prova, cada um á sua maneira, mas todos fizeram sacrifícios e tornaram possível esta festa do futsal. Para o ano só pode ser melhor.


Classificação Final
1.º Lugar - VETERANAS DA HUÍLA


2º Lugar - ANGOALISSAR DE BENGUELA



 3º Lugar - X MEX AMAZONAS FC LUANDA


4º Lugar - GIRAJOVEM DO HUAMBO


Melhor Jogadora e Melhor Marcadora
Tárcia Santos - Veteranas da Huíla

GR Menos Batida
Marina Correia- Angoalissar de Benguela


Equipa Fair Play
Girajovem do Huambo

Juntos somos e seremos sempre mais fortes!