quinta-feira, 19 de julho de 2012

Campanha que decorre em todo o país pretende vacinar milhões de mulheres - Jornal de Angola

A campanha contra o tétano, iniciada no domingo a nível nacional, pretende vacinar mais de cinco milhões de mulheres dos 14 aos 49 anos, anunciou ontem, em Luanda, a chefe da secção nacional de imunização do Ministério da Saúde.
A revelação foi feita num encontro promovido pelo Ministério da Saúde, que na campanha tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fórum das Mulheres Jornalistas (FMJ).
No encontro, em que foram apresentados dados sobre a campanha, as estratégias de actuação dos activistas nas comunidades, a meta a atingir numa primeira fase de vacinação, foi pedido aos jornalistas que colaborem na divulgação da iniciativa.
A chefe da secção nacional de imunização do Ministério da Saúde, Alda de Sousa, anunciou que a vacinação decorre em duas fases, a primeira nas áreas urbanas onde as equipas de apoio trabalham nas sedes municipais, escolas, mercados e igrejas e a segunda, que começa na próxima semana, nas zonas rurais, com equipas móveis, que vão percorrer todos os bairros.
A vice-ministra da Saúde lembrou que o tétano é das causas de morte neonatal em Angola e que “é importante que se unam esforços para ser erradicado” de Angola.
Evelize Fresta disse que o Executivo e os parceiros vão durante dez dias “reforçar a imunização nas mulheres em idade fértil, em todos os municípios do país”.
A directora provincial da saúde de Luanda, disse ao Jornal de Angola que “as mulheres devem aderir em massa a esta campanha”.

“Temos recebido nos nossos centros materno infantis e nas maternidades muitas mulheres que querem ser vacinadas, o que mostra que a informação está a chega, mas é necessário reforçar a mensagem”, afirmou Isabel Massocolo. A vacinação é constituída por cinco doses, a segunda das quais um mês após a primeira. Seis meses depois é aplicada a terceira, a seguinte volvido um ano e a última um ano depois. Cumprido este programa, a mulher está a salvo do tétano.
O representante da UNICEF, Koen Vanormelingen, referiu ao Jornal de Angola  que o papel do Fundo nesta campanha é, juntamente com a OMS, apoiar o Executivo e os parceiros sociais na eliminação do tétano neonatal em Angola.
Koen Vanormelingen recordou que a erradicação do tétano neonatal é uma das metas do Executivo para a atingir os objectivos do milénio. 


Saiba mais sobre o tétano aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário