quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Final da taça de Angola joga-se sábado em Benguela

No próximo sábado, 01/12/2012, joga-se a final da taça de Angola. Em campo estarão duas equipas super motivadas pelo seu percurso este ano. De um lado os donos da casa, Marítimo de Benguela, equipa que venceu o campeonato municipal e o campeonato provincial em Benguela e de outro lado o Inter do Namibe que venceu duas grandes equipas do panorama nacional para chegar á final, o CHELA(APFS Huíla) e a RNA (APFS Luanda). Será certamente um encontro emocionante e pautado de brilhantismo que será relatado em directo pela Rádio 5.
Nenhum pormenor ficou esquecido para esta grande festa e a equipa de arbitragem não é excepção. Este jogo será ajuizado pela 'elite' da nossa arbitragem, José Francisco(que esteve recentemente no mundial da Tailândia) e Manuel Chandicua (árbitro FIFA).
A FAFUSA já fez o seu trabalho de organização, as equipas estão a trabalhar para dar espectáculo, só falta uma coisa....nós enchermos as bancadas, aceitam o desafio?



José Francisco á esquerda e Chandicua á direita

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Coprat FC Campeã de Luanda em femininos a duas jornadas do fim

A Coprat FC beneficiou do empate a 5 bolas entre a Clínica Sagrada Esperança e a X-Mex Amazonas FC e sagrou-se Campeã Provincial de Luanda em seniores femininos. As comandadas de Nandinho do Rosário deslocam-se hoje ao campo da Marinha para jogar com a Clínica Sagrada Esperança ás 19h00. Amanhã sábado, será o fim do campeonato e o último jogo irá opor a Campeã de 2011 (X-Mex Amazonas FC) á já Campeã 2012 Coprat FC. Parabéns a esta jovem equipa que no seu primeiro ano de formação venceu as duas provas em que participou, Torneio de Abertura e campeonato Provincial.

Parabéns Coprat FC!


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entrevista a José Katemo-Árbitro FIFA que colocou o nome de Angola na História do Futsal

ANGOLAFUTSAL(AF): Como é que começou a tua carreira de árbitro?

JOSÉ KATEMO(JK):A minha carreira como árbitro começou muito cedo. Há 10 anos atrás (2002). Tudo por influência do meu irmão Matias Tchiyanene que na altura já era árbitro. Sempre fui muito apegado ao meu irmão e assistia quase todos jogos que ele apitasse, ate que um dia faltou um arbitro e pediram-me para ajudar. Saltei da bancada e fui cronometrista e anotador do jogo. Depois foram surgindo as mesmas situações até que em 2002 participei no clinic dos árbitros antes do campeonato provincial.A partir daí a associação provincial passou a contar oficialmente com a minha participação em todas as partidas como cronometrista. 

AF:Alguma vez pensaste chegar a este patamar?

JK:Para ser sincero não, nunca me passou pela cabeça que chegaria a este patamar. Não sou pessimista, acontece que no mundo da arbitragem existem 310 arbitros fifa de futsal, e nos outros continentes existem várias competições nacionais e internacionais. É isso que dita o bom arbitro para a FIFA. Participei nas eliminatórias da CAF para o mundial mas Em África não temos muita competição. Na verdade esta indicação para o mundial Tailândia 2012, surpreendeu a todos e a mim também. 







AF:Como está a ser esta experiência internacional?

JK: Esta experiência esta a ser muito positiva, estou a conviver com melhores árbitros do mundo de futsal e com a comissão e coordenação da arbitragem da FIFA. Aqui tira-se todas as duvidas, uniformizam varias situações visto que a maneira de actuação dos árbitros variam de pais para pais. Esta troca de experiências está a ser muito proveitosa para mim em particular e para Angola no geral. 

AF:O que estás a aprender aí, pensas que vai conseguir transmitir aos teus colegas aqui para melhorar a modalidade?

JK: Toda competição tem vários regulamentos e quem altera as regras de jogo nos países são as federações, é claro que vou transmitir aos meus colegas o que estou aprender aqui, no entanto, para implementarmos tem que ser com o conhecimento e autorização da FAFUSA. Esta situação tem causado alguns problemas no nosso futsal principalmente quando a selecção ou algum clube joga fora do pais. Alguns jogadores e técnicos cobram aos árbitros inovações ou situações que viveram fora e muitas vezes chegam mesmo a dizer " vocês já não aprendem". Eu estarei aberto,estou a representar o pais e quando chegar vou reunir com conselho de arbitragem da FAFUSA. qualquer alteração os clubes tem que ter conhecimento, para todos melhorarmos. 

AF: Quais as diferenças que notas entre a arbitragem daí e daqui?

JK: Eu sempre defendi que só há grandes árbitros aonde há grandes clubes, técnicos, jogadores e grandes jogos, por isso acho que as diferença é só na organização e preparação do arbitro para o jogo. As expectativas que se criam também influencia.

Quero aproveitar a oportunidade para mandar um abraço a todos praticantes, dirigentes, adeptos e todos que directa ou indirectamente tem feito o nosso futsal acontecer.Pprincipalmente aqueles que investem bastante, ocupam o seu tempo sem colher valores monetários. 

O futsal angolano é para fortes porque mesmo amadores sabemos dignificar a modalidade!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Campeonato Nacional de 8 a 15 de Dezembro no Lubango


COMUNICADO OFICIAL Nº 003/SG/FAFUSA/2012


Para o conhecimento da Direcção Nacional dos Desportos, Direcções Provinciais da Juventude e Desportos, Associações e Núcleos Provinciais de Futsal, Clubes, órgãos de Comunicação Social e demais interessados faz-se saber o seguinte:

I - ASSEMBLEIA GERAL
Nada Consta

II - DIRECÇÃO
Realizou-se no dia 06 de Novembro de 2012, na Sede da FAFUSA, a 5ª reunião de direcção para análise das deliberações mais relevantes constantes do Comunicado Oficial Nº 02/SG/FAFUSA/12, bem como de outras matérias que interessam a modalidade e seus agentes, através do presente C.O, tornamos público o seguinte:

III - CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO

TAÇA DE ANGOLA

De acordo com o calendário de jogos em posse das Associações Provinciais de Futsal e os respectivos clubes apurados à fase regional e ultrapassado que estão as condições que poderiam condicionar a realização dos referidos jogos, exceptuando a partida que terá como intervenientes os representantes da Região Norte (Rádio Nacional de Angola Vs LMF de Cabinda), que não será realizada a data inicialmente prevista a pedido da Associação Provincial de Futsal de Cabinda pelo facto de só no dia 06/11/12 terem tomado posse, e que por este facto fomos obrigados a alterar a referida partida o que desde já pedimos as nossas sinceras desculpas.
REGIÃO SUL
CAMPO DO COMPLEXO CEMAR( HÉLDER NETO) - 15H30/DIA 10/11/2012 (SÁBADO)
INTER DO NAMIBE VS DESPORTIVO DA CHELA
Comissário ao Jogo - António Santos - Vogal do CTD-FAFUSA
REGIÃO CENTRO
PAVILHÃO Nº 2 DA CIDADE BAIXA - 15H00/ DIA 10/11/2012 (SÁBADO)
LEOPARDO DO HUAMBO VS SPORTING DO BIÉ
Comissário ao Jogo - José Patricio Vemba - Vogal C.D-FAFUSA
MARITIMO BENGUELA - aguarda vencedor da partida Leopardo VS Sporting
REGIÃO NORTE
PARTIDA ADIADA PARA O DIA 17/11/12
RÁDIO NACIONAL DE ANGOLA VS LMF DE CABINDA
Comissário ao Jogo - Manuel Nacimento - Vogal do C.A.FAFUSA
De salientar que a eliminatória referente a fase nacional terá lugar no dia 17 de Novembro de 2012, com o seguinte emparceiramento:
VENCEDOR DO JOGO Nº 1 VS VENCEDOR DO JOGO Nº 3 (POR AGENDAR)
VENCEDOR DO JOGO Nº 2 VS MARITIMO DE BENGUELA

TORNEIO REGIONAL FEMININO

Na sequência dos contactos que temos vindo a manter com a APFH, como coorganizadora da III Edição da Prova Regional de Futsal, e como resultado dos inúmeros contactos feitos junto de algumas instituições para a acomodação das equipas participantes ao evento, poderão hospedar-se no Complexo 14 de Abril, mediante comparticipação de Oito Mil e Quinhentos Kuanzas (8.500.00) Kzs, cobrindo desta feita os dias que permanecerão na província da Huila.
Relativamente a reunião técnica acontecerá no dia 09/11/12, na presença dos delegados das equipas participantes, onde serão determinados os horários e locais de jogos, bem como os moldes de disputa da prova.
LUANDA - AMAZONAS FUTSAL CLUBE DE LUANDA
HUAMBO - INTER CLUBE DO HUAMBO
BENGUELA - ANGOALISSAR DE BENGUELA
NAMIBE - CARDIS DO NAMIBE
HUILA - ÁGUIAS VERMELHAS DO CALUMBIRO

CAMPEONATO NACIONAL/MASCULINO E FEMININO

Por não termos recebido da parte das Associações Provinciais de Futsal e Clubes qualquer
objecção quanto as datas para a realização dos campeonatos nacionais em ambos os sexos é reconfirmada como datas definitivas para a realização do XVII Campeonato Nacional Sénior Masculino e XII Campeonato Nacional Sénior Feminino o período de 08 à 15 de Dezembro de 2012 na cidade do Lubango, província da Huila, devendo a reunião técnica realizar-se no dia 07/12/2012.
Nesta conformidade, por não terem respondido dentro dos prazos previsto no C.O nº 2, fica sem qualquer possibilidade de albergar a referida competição a província de Benguela, cuja candidatura foi proposta pela Associação Provincial de Futsal local.

INSCRIÇÕES E TRANSFERÊNCIAS

Tendo chegado a este Conselho, através da Associação Provincial de Futsal de Benguela, dois (2) pedidos de solicitação de licença internacional junto da Federação Moçambicana de Futebol, cujo processo foi tramitado através da Federação Angolana de Futebol; Transcorridos os prazos previtos por lei a Direcção da FAFUSA, ouvido o seu Conselho Técnico Desportivo dá como deferido os pedidos de inscrições dos atletas de nacionalidade moçambicana e que apartir desta época passam a representar a formação da Angoalissar de Benguela, cujos nomes abaixo mencionamos:
SANDRA MARIZA DOS SANTOS KOUROUMA - CLUBE PARADISE
GERSON ASSAMO NARCY - CLUBE ECLIPSE
Relembramos as Associações Provinciais de Futsal e Direcções de Clubes que só participarão das provas da FAFUSA (Taça de Angola, Prova Regional Feminino, Campeonato Nacional Mas. e Feminino) aquelas que deram entrada os seus processos de inscrições à FAFUSA, até a data mencionado para o efeito no C.O nº 2. pelo que diclinamos qualquer responsabilidade.
Tendo chegado a esta Federação, proveniente da Associação Provincial de Futsal de Luanda, uma acta da reunião realizada pelos Clubes de Luanda (ENE, RNA, COPRAT, BO UNITED, EPAL, PAZ E BEM, MARINHA), solicitando a FAFUSA, a isenção no pagemento das taxas cobradas aos atletas transferidos, mais provenientes de clubes extintos no final da época de 2011.


Por se tratar de uma matéria cuja resolução apenas compete a Assembleia Geral pronunciar-se, e visando salvaguardar o normal funcionamento das provas em que estes atletas estão envolvidos, ficam isentos dos pagamentos das referidas taxas os atletas que a época passada actuaram nos Clubes que oficialmente deram como extinto a sua actividade desportiva e cujos processos deram entrada a nossa Secretaria Geral nomeadamente GRUPO DESPORTIVO DO BANCO BIC e TOYOTA DE ANGOLA, ambas de Luanda, pelo que deverão depositar as taxas de transferências e demais emolumentos devidos a FAFUSA, num período não superior a vinte (20) dias todas as equipas que tenham recebido atletas
transferidos provenientes de outros clubes, findo os prazos ficarão privados de participarem das provas oficiais da FAFUSA.
Ainda no que concerne as inscrições, temos sido confrontados com pedidos de inscrições de atletas menores de dezoito (18) anos, numa clara violação do Regulamento de Inscrições, cuja faixa etária contrariam o disposto no Artigo 76º que passamos a transcrever:
"Os praticantes podem ser inscritos nos seguintes escalões etários"
MINI - No ano que perfazem 6 anos
INICIADOS - No ano em que perfizerem 13 anos
CADETES - No ano em que perfizerem 17 anos
ESPERANÇA - No ano em que perfizerem 19 anos
SENIORES - No ano em que perfizerem 21 anos
1 - Os Iniciados não podem participar em competições do escalão Cadetes ou escalão superior.
2 - Os Cadetes podem participar em competições do escalão de Esperança em número de (5) cinco.
3 - Os Juniores podem participar em competições do escalão de Esperança em número de (5) cinco.
4 - Os Juniores podem participar em competições do escalão Sénior em número de (2) dois.
5 - Os Esperanças podem participar em competições do escalão Sénior em número de (6) seis.
6 - Não é permitido a fixação no escalão etário superior.
Com o objectivo de salvaguardamos a integridades física e a sã convivência das praticantes de Futsal, informamos que deverão ser respeitados de forma escrupulosa os Regulamentos da Fafusa, pelo que as atletas inscritas e em situação que contraria o Artigo acima referenciado não poderão participar da prova.
Outrossim competirá o Conselho Técnico Desportivo pronunciar-se nos casos cujas atletas possuam um porte físico aceitável e desde que tenham a autorização dos encarregados de educação e o respectivo boletim médico atestando o seu estado de saúde.

IV - CONSELHO DE ÁRBITRO

São indicado para ajuizarem a partida entre a equipa do Inter Clube do Namibe e Desportivo da Chela os Árbitros de Categoria Nacional filiados na APFB, Firmino Mete e António Basilio.
De igual, foram indicados para ajuizarem o jogo entre o Leopardo do Huambo Vs Sporting do
Bié os Árbitros de Categoria Nacional da provincia do Huambo, Chagas Morais (Dedé) e Moisés Octávio.
No âmbito da realização do Campeonato Mundial de Futsal que decorre de 01 à 18 de Novembro de 2012 na Tailândia, a FAFUSA manifesta a sua satisfação pelo facto de o Árbitro de Categoria Internacional José Francisco Katemo Katchingavisa, ter ajuizado duas (2) partida de futsal no Campeonato Mundial de Futsa e com exibições positivas, o que deve ser motivo de orgulho para a toda família futsalistica.

V - CONSELHO FISCAL

Nada Consta

VI - CONSELHO JURISDICIONAL

Nada Consta

VII - DIVERSOS

Nada Consta

FEDERAÇÃO ANGOLANA DE FUTEBOL DE SALÃO, EM LUANDA AOS 06 DE 

NOVEMBRO DE 2012. –



O SECRETÁRIO GERAL
__________________
JOÃO ANDRADE DINIS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

FIFA ordena retirada de duas estrelas do equipamento da selecção brasileira

Korat (TAI) - A FIFA determinou que fossem retiradas duas estrelas dos uniformes da Seleção Brasileira de Futsal, no último sábado (3/11). Elas representam a conquista de dois Mundiais na década de 80, quando o esporte era gerido pela FIFUSA. Segue manifestação do presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) sobre o assunto.

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) vem a público informar que de maneira surpreendente recebeu comunicado da FIFA determinando a exclusão de duas estrelas contidas em seus uniformes alusivas às conquistas de dois certames mundiais promovidos pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), antes da FIFA assumir os destinos da modalidade.

Vale ressaltar que no último campeonato mundial, realizado no Brasil, em 2008, o nosso selecionado atuou ostentando cinco estrelas sem qualquer questionamento.

Acatando como sempre as determinações emanadas da FIFA, já retiramos as duas estrelas da nossa camisa.

Em respeito aqueles que com muita luta e galhardia tornaram o futsal brasileiro o mais forte do planeta, faremos gestões para o retorno das mesmas, afinal, sabemos ser este o desejo de milhares de admiradores do nosso esporte, que reconhecem no futsal uma fonte inesgotável de talentos, inclusive do próprio futebol.

Aécio de Borba Vasconcelos
Presidente da Confederação Brasileira de Futsal







in: CBFS

domingo, 4 de novembro de 2012

ENE sagra-se bicampeã de Luanda a 3 jornadas do fim


A três jornadas do final do campeonato de Luanda a ENE sagrou-se bi-campeã ao derrotar a Marinha por 6 bolas a zero.Destaque também para a EPAL que atrasou a corrida ao 3º lugar depois do empate a 5 bolas frente á Clinica Sagrada Esperança. No jogo grande da jornada a Coprat levou de vencida a RNA por 4-2 e cimentou o 3º lugar. O B.O.United mantêm-se firme na 2a posição depois de ter vencido o paz e bem por 5-4. Teremos muita emoção nestas três jornadas em que as três equipas que lutam pelas duas vagas disponíveis para o nacional jogarão entra si. Bons jogos de futsal se viram esta jornada, mas viu-se também que é urgente a Associação dar formação aos árbitros, continuam a acontecer erros grosseiros que põem em causa toda uma semana de preparação árdua. Ressalvo contudo que não são todos, também temos árbitros bastante competentes, mas devem estar todos ao mesmo nível senão ninguém respeita o trabalho dos árbitros.

Parabéns ENE!