quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Luanda ganha 61 novos árbitros e 14 comissários de Futebol


Luanda - Sessenta e um árbitros e 14 comissários terminaram hoje, em Luanda, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), o curso de arbitragem promovido pela Associação Provincial da modalidade (APFL).
Formado durante 15 dias, o grosso de novos juízes, com destaque para 12 mulheres, foi submetido a vários testes técnicos, teóricos e práticos. Concepção da lei 01 e 17 de jogos, movimentação, colocação, posicionamento e controlo administrativo técnico e emocional foram abordados no curso.
A acção foi dirigida por prelectores angolanos, nomeadamente Jorge Mário Fernandes (antigo presidente do conselho central de árbitros), Domingos Tomás (ex-instrutor da CAF e actual presidente da APFL), Victor Garcez (secretário-geral da APF), José Soyamba e José Leopoldo Mavunza (ex-árbitros).
Ernesto Vidal, de 16 anos, é o árbitro mais novo, ao passo que Luyala Paulo foi a que mais se destacou entre as senhoras.


No final desta formação, Pedro Neto, o presidente da FAF apelou á seriedade e concentração dentro do campo para evitar erros graves. Afirmou ainda que '...o serviço de arbitragem exige maior calma, principalmente durante as jogadas para permitir que se avaliem os lances de forma certa e rápida...o atraso do som do apito na partida “dramatiza” a posição e actuação do árbitro.' Boa iniciativa da FAF em conjunto com a APFLuanda, pena só ser futebol...

No futsal é normal não haver tantos árbitros porque a dimensão da competição não é igual, mas importa ressalvar que os árbitros de futsal necessitam igualmente deste tipo de formações. O novo elenco da FAFUSA apontou este tipo de formações como uma das suas apostas, esperamos que tal se concretize, porque os bons jogos dependem também de uma boa actuação dos árbitros!


José Francisco, árbitro de futsal FIFA, conta com várias participações a nível internacional




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inauguração do pavilhão do Benfica vai proporcionar massificação


Sumbe - O governador provincial do Kwanza Sul, Serafim Maria do Prado, disse sábado, na cidade do Sumbe, que a inauguração do pavilhão multiuso, afecto aoBenfica local, vai proporcionar a massificação do desporto na região.
Realçou que o acto enquadra-se no âmbito de melhoramento das infra-estruturas desportivas que se tem vindo a realizar no sector a nível do país, particularmente no Kwanza Sul.
Indicou estarem criadas as condições para a massificação de várias modalidades, tais como o hóquei em patins, basquetebol, voleibol, futsal e outras disciplinas, que poderão contribuir no desenvolvimento desportivo a nível da província.
“A juventude necessitava de um pavilhão com essas características, porque tem vindo a demonstrar que tem vontade de praticar desporto, e levar o nome da província em outros patamares”, frisou Serafim do Prado.
Fez saber que, o executivo local inseriu em 2010 no seu programa de investimento públicos a reabilitação de várias infra-estruturas desportivas, com a modernização do Estádio Hoji Ya Henda.
“A construção deste empreendimento surge assim numa estratégia de desenvolvimento em parceria pública e privada, visando a conjugação de esforços para odesenvolvimento sustentável no campo do desporto” - disse.
Adiantou estarem criadas as condições para que a equipa do Recreativo Libolo, possa realizar os seus jogos do campeonato nacional de basquetebol no pavilhão do Sumbe.
O pavilhão, com capacidade para albergar mil e quinhentos espectadores, possui oito suites para atletas, um restaurante, duas salas de formação e outra de hidromassagem e de reuniões, um refeitório, cabine de imprensa, loja, áreas vip e administrativa.
A obra, a cargo da empresa” Cambongo Foz Construções” , teve a duração de 17 mesese orçou em cerca de 10 milhões de dólares norte americano.
No quadro da inauguração deste empreendimento, a equipa de basquetebol doRecreativo do Libolo venceu o Inter, por 84-76, com os já favoráveis ao intervalo (39 -30).
Para a mesma actividade, a selecção nacional de hóquei em Patins venceu o misto de Luanda por 2-0.
Participaram no acto de inauguração, representantes do Ministério da Juventude e Desportos, da Federação angolana de basquetebol, do Interclube e Recreativo do Libolo, membros do governo da província, autoridades tradicionais, religiosas e convidados.


Excelente notícia. Esperamos que esse passo faça com que o futsal seja reavivado nesta província que não leva nenhuma equipa aos nacionais há três épocas consecutivas. Recorde-se que o Inter do Kwanza Sul venceu 4 campeonatos nacionais na categoria sénior feminina. 

São bocados de história que se vão perdendo, e isso, é preocupante.

Ilda Nunda, um dos rostos do Inter do Kwanza Sul, é uma das melhores guarda redes a nível nacional

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Árbitros angolanos em teste para revalidação da carteira FIFA

Uma acção de testes físicos para a revalidação da carteira internacional de árbitros de futebol do quadro da FIFA, para a temporada 2013 realiza-se no próximo dia 8 de Setembro, em Luanda, garantiu ontem ao Jornal de Angola, o presidente do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (CCAFAF), Carvalho Neto.
A acção formativa será dirigida pelos instrutores da FIFA, Mark Zembo, do Malawi, e o sul-africano Carlos Henriques, que são aguardados entre 6 e 7 de Setembro, em Luanda. Carvalho Neto disse que a FAF vai incluir também uma candidatura feminina do futsal angolano na acção formativa, enquanto João Goma e Francisco Mazale concorrem para o quadro de árbitros da FIFA.
Para a candidatura do quadro de árbitros assistentes do órgão reitor mundial, a FAF indicou também os nomes de Edith Mestre, da província de Benguela, Luís Mateus (Luanda), Joaquim Chio e Rosário Cassinda (Huíla). 
No quadro de arbitragem feminina da FIFA, Marximina Bernardo foi seleccionada em 2003 e Tânia Duarte em 2012, após o teste físico e prático realizado no estádio dos Coqueiros, na capital do país. 
Andália Jeremias (2008) e Luísa Luhaco (2011) fazem parte do quadro de árbitras assistentes da FIFA.
No sector masculino, a federação conta com os juízes Hélder Martins e Pedro dos Santos (2008), Romualdo Baltazar (2009), António Caxala (2010) e Paulo Talaia (2012). 
Pedro Canombo é o árbitro assistente mais antigo e seleccionado, em 20­04, do órgão reitor mundial, seguido por Inácio Cândido (2005), Júlio Lemos (2008), Jerson Emiliano (2009), Miguel Luvumbo e Wilson Ntyamba (2010) e Daniel Ricardo (2012). No futsal, Angola conta apenas com os árbitros José Francisco (2009), Manuel Chandicua (2010) e Nelson Manuel Pinheiro (2012).

in: Jornal de Angola

Boa sorte para os nossos árbitros!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Namibe: A cidade que 'respira' futsal comemorou 166 anos de existência

Namibe
Aniversário da cidade com varias inaugurações


Namibe - A província do Namibe, comemora neste sábado, 166 anos de existência desde a sua fundação em 1846, com inaugurações de vários empreendimentos sociais, segundo o programa de festividades a que a Angop teve acesso hoje nesta cidade.

Dos empreendimentos inaugurados nesta sexta-feira, constam a estrada que liga o maior bairro periférico desta cidade “ 5 de Abril ao município agro-pecuário do Virei (133 quilómetros á leste de distância da sede capital) em terra plangem dois centros recreativos erguidos de raíz nos bairros valódia e Forte Santa-Rita, construídos no âmbito do programa de investimentos públicos da província do Namibe, orçados em trinta milhões de Kwanzas cada um.
O administrador comunal do Forte Santa Rita, Caita Cavaco, disse à Angop que as comunidades destas áreas clamavam por infra-estruturas do género, onde em conjunto possam debater assuntos ligados à vida económica, social, política, cultural e desportiva da província.
Actividades culturais e recreativas, desportivas bem como a eleição da Miss Namibe 2013, estão inseridas no programa do 4 de Agosto dia da cidade do Namibe.
Namibe (ex-Moçâmedes) é uma província de Angola com 5 municípios. Situada entre o mar e o deserto, tem uma área de 57.091 quilómetros quadrado e a sua população aproximada é de 1.000.000 habitantes.
A capital da província é Namibe. Não se fala desta província  sem frisar a rara planta Welwitschias Mirabilis, do povo Cuval, dos Herero, do Iona, do Porto Comercial, dos Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, das focas, das praias lindas e das festas do mar.
Os cinco municípios são: Namibe, Bibala, Virei, Camucuio e Tômbwa. Bairros e populações míticas da cidade como o Forte Santa Rita, Torre do Tombo, Eucaliptos, Mandume, Espírito Santo, Facada, Saidy Mingas, 5 de Abril, Bairro dos cubanos, Saco Mar que te agendado neste finais de semana varias actividades recreativas e culturais.
in: Angop

Parabéns ao Namibe que desde sempre deu mostras de uma enorme organização e união. Como fruto disso alcançou o feito de no último nacional ter três equipas no pódium, em femininos, conquistou o 1º lugar e em masculinos o 2º e 3º.
Parabéns Namibe 

Cardis do Namibe sagrou-se campeã nacional em Cabinda